Segundo o ponto de vista de Gilbert Durand (1989):
a) estudar imaginário e mitologia é perder tempo.
b) o imaginário não tem relação com a dinâmica do corpo, pois a palavra imaginário diz respeito às questões mentais dos indivíduos.
c) existem quatro categorias do imaginário a partir da experiência humana com os elementos naturais: ar, fogo, água e terra. Trata-se de um estudo do próprio Durand.
d) os estudos de Sartre trazem as perspectivas mais precisas sobre o imaginário.
e) o imaginário é “o conjunto das relações de imagens que constituem o capital pensado do homo-sapiens”
Respostas
Resposta:
e) o imaginário é “o conjunto das relações de imagens que constituem o capital pensado do homo-sapiens”.
Explicação:
Segundo Gilbert Durand (1989), imaginário é “o conjunto das relações de imagens que constituem o capital pensado do homo-sapiens”. Trata-se da capacidade, tanto do indivíduo quanto da coletividade, de dar sentido ao mundo; corresponde às imagens inter-relacionadas que dão significado às coisas que existem. Sartre, apesar de ter censurado a coisificação da imagem por parte de psicólogos clássicos e de utilizar o método fenomenológico, falhou ao não consultar a poesia e a morfologia das religiões, que constituem o patrimônio imaginário da humanidade. Durand chama a atenção para o fato de que Sartre, ao final de sua obra, expressou a imagem como a sombra de um objeto e também como um objeto fantasma. Para Durand, ao concluir o seu trabalho, Sartre faz um retorno ao cartesianismo.