1. Para que você se aproprie ainda mais do termo Globalização e Redes Mundiais e amplie o diálogo com o(a) professor e colegas da turma, sugerimos a leitura do texto.
De acordo com o geógrafo Milton Santos, “o espaço geográfico se constrói e se articula a partir das redes formadas por um conjunto de pontos interligados e por meio dos fluxos. Assim formam-se os diversos tipos e subtipos de redes como: digitais, urbanas, transportes, etc. Ou seja, redes geográficas é um conjunto de locais terrestres interligados que propiciam conexão de informações, mercadorias, valores, conhecimentos, culturais e morais, etc.”.
Os avanços originados pela Revolução Técnico-Científico-Informacional trouxeram a expansão do sistema capitalista no mundo, ultrapassando fronteiras e ampliando os horizontes de ação. Deste modo, concretizou-se o “processo de globalização”. Com a globalização as redes ganharam visibilidade no espaço geográfico mundial, no entanto, o acesso e o poder de comunicação das redes dependem das diferentes hierarquias das sociedades, estabelecidas pelo poder econômico ou político. Portanto, quem possui mais recursos usufrui mais das redes geográficas.
A globalização atua por meio da consolidação de um sistema internacional, que se estrutura a partir da formação de um sistema interconectado de pontos e ligações entre eles. O processo de globalização só é possível pela existência de uma estrutura internacional, que se conecta das mais diversas formas e abordagens, sejam elas econômicas, políticas, informacionais e por meio de pessoas.
Consequentemente, o fluxo é a materialização da globalização no espaço geográfico, ou seja, os fluxos materiais são todos aqueles fluxos que estão relacionados com o que podemos ver e tocar, assim eles são todos os recursos e materiais que são produzidos, importados e exportados. Os fluxos imateriais por sua
vez tendem a ser menos possíveis de serem tocados, eles se caracterizaram principalmente pela informação que é capaz de fluir por diversos espaços, sem que sejamos capazes de tocá-las ou senti-las.
Em seguida, responda às questões propostas.
a) O que são Redes Mundiais?
b) De acordo com o texto, como se constitui a geografia das Redes Mundiais?
c) Que avanços a Revolução Técnico-Científico-Informacional trouxe para o mundo?
d) O celular ou a TV que utilizamos diariamente, provavelmente, chegou até você por intermédio das redes geográficas. Verifique na embalagem de qualquer aparelho eletroeletrônico da sua casa, se ele possui código de barras1, use-o para pesquisar a origem do produto. De posse dessa informação descreva o “trajeto provável” que este percorreu até chegar a você.
Respostas
Resposta:
a. O que são rede mundiais?
As redes mundiais estão relacionadas com o constante processo de globalização. Podem ser exemplificados pelo intenso processo de interação entre diferentes países em acordos econômicos e financeiros.
b. De acordo com o texto, como se constitui a geografia das redes munidas?
Estão cada vez mais entrelaçadas e ocupando mais espaços, principalmente nas áreas mais desenvolvidas.
c. que avanços a revolução Técnico-cientifico-informacional trouxe para o mundo?
Os avanços que a revolução técnico cientifica informacional trouxe para o mundo são muitos, a começar pelo aprimoramento dos métodos de produção, criação de novas máquinas, medicamentos, veículos, etc.
A revolução técnico cientifica informacional também se relaciona com a divisão internacional do trabalho, o barateamento dos custos de produção e, consequentemente, dos produtos pelo mundo.
d. O celular ou a TV que utilizamos diariamente, provavelmente...
Os celulares que utilizamos podem ter suas origens explicadas pelo processo de industrialização, globalização ou ainda, quarta etapa da revolução industrial mundial.
Explicação:
Espero ter ajudado <3
Resposta:
a - Redes mundiais designam quaisquer interações ao nível mundial, seja por meio da economia, das formas de comércio ou por meio da comunicação através das novas tecnologias.
b - Estão cada vez mais entrelaçadas e ocupando mais espaços, principalmente nas áreas mais desenvolvidas.
c - Os avanços que a revolução técnico cientifica informacional trouxe para o mundo são muitos, a começar pelo aprimoramento dos métodos de produção, criação de novas máquinas, medicamentos, veículos, etc.
d - Os celulares que utilizamos podem ter suas origens explicadas pleo processo de industialização, globalização ou ainda, quarta etapa da revolução industrial mundial.
Esses celulares apresentam geralmente origens variadas, isto é, diante do processo de industrialização 4.0, nota-se que as empresas físicas estão cada vez menos evidentes, fazendo com que a desconcentração industrial promova a produção desses materiais em diferentes cidades e até estados.
Explicação: