Respostas
Resposta:
a colonização do brasil
Explicação:
tbm narutin
Resposta:
Diversas mudanças econômicas, sociais e culturais.
Explicação:
Apesar de sua importância como entreposto comercial, em 1808, o Rio de Janeiro ainda era uma cidade acanhada. Com uma população de cerca de 60 mil pessoas e habitações deficitárias, a cidade não tinha condições de receber tanta gente.
Não havia rede de esgotos. Os dejetos domésticos eram acumulados em tonéis conhecidos como "tigres" e lançados ao mar por escravizados chamados "tigreiros".
Algumas vezes, esses tonéis eram transportados tão cheios que parte de seu conteúdo derramava pelas ruas, contribuindo para aumentar a sujeira e o mau cheiro da cidade. A isso se somava o lixo acumulado nas ruas, que atraía moscas e mosquitos, facilitando a propagação de doenças.
Para acomodar as pessoas que acabavam de chegar, entre elas arrumadeiras, açafatas (ajudantes de quarto da família real), damas, funcionários e nobres, o governo passou a requisitar casas particulares e entregá-las aos recém-chegados.
A presença da família real alterou a vida da cidade. Diversas reformas foram feitas para tornar, na visão das elites, o Rio de Janeiro uma capital digna da monarquia portuguesa. Ruas e estradas foram pavimentadas e alargadas. Algumas praias ganharam chafarizes. Ergueram-se novas residências e prédios públicos.
De maneira geral, a paisagem do Rio de Janeiro, a nova capital do Império português, foi totalmente modificada. E não parou por aí, A sociedade e a economia também sofreram mudanças.
- 1808 = Foi fundado, no Rio de Janeiro, o Banco do Brasil. Nesse mesmo ano, um decreto assinado por dom João autorizou a criação de indústrias manufatureiras no Brasil.
Por essa época, foram fundadas duas escolas médico-cirúrgicas, uma em Salvador e outra no Rio de Janeiro. Foram também criados no Rio de Janeiro a Imprensa Régia, a Biblioteca Real e o Jardim Botânico.