Leia o texto e responda às questões a seguir.
O rei Leopoldo II da Bélgica [...], com sonhos de construir um império colonial como a França e a Inglaterra, olhava para o globo buscando onde instalar uma colônia sua. As descobertas de Stanley o inspiraram e ele chamou o explorador para uma conversa, propondo que fosse seu agente na instalação de uma colônia na região do rio Congo. Juntos construíram um dos mais eficazes e violentos sistemas de exploração colonial na África, depois de Leopoldo II bancar a instalação de uma ferrovia que unia o curso navegável do rio Congo à Costa. Tendo garantido as vias de escoamento para o marfim e a borracha que as populações nativas eram obrigadas a fornecer em troca de nada, ou melhor, em troca de fome, doenças, maus-tratos e exploração, Leopoldo II tornou-se uma das maiores fortunas pessoais de seu tempo e o único indivíduo a ter entre seus bens pessoais uma colônia.
Stanley (sir Henry Morton Stanley) foi um jornalista galês que viajou para a África em busca do explorador escocês David Livingstone, que desapareceu após empreender uma viagem de exploração na nascente do rio Nilo. Stanley também ficou famoso por ter participando da criação do Estado Livre do Congo, o reino privado de Leopoldo II.
a.
Qual a intenção do rei Leopoldo II ao dominar o Congo?
b.
Após a dominação, que produtos os nativos congoleses passaram a fornecer ao rei?
c.
Como as mercadorias eram escoadas?
d.
Para os nativos, qual foi o resultado da exploração levada a cabo por Leopoldo II.
isabella389156:
Ora, ora, lucca pegando o trabalho de Graziela por aqui.
Respostas
respondido por:
8
Respostas:
1) O rei Leopoldo II da Bélgica, tinha a intenção de construir um império colonial na região do Congo.
2) O marfim e a borracha.
3) Para escoar as mercadorias, Leopoldo II bancou a instalação de uma ferrovia que unia o curso navegável do rio Congo à Costa.
4) Fome, doenças, maus-tratos, exploração e a morte de 10 milhões de congoleses pelos mercenários de Leopoldo ll
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás