helppppppp
O frevo, ritmo originado em Recife, capital de Pernambuco, mostra como a música e a dança estão conectadas. Esse ritmo foi criado por:
Grupos de sambistas que desfilavam pelas ruas e becos da cidade;
Capoeiristas começaram a seguir o desfile das bandas militares pela cidade.
Cantores e músicos de outras regiões do país foram comemorar o carnaval em Olinda.
Com a chegada de trios elétricos inovando o carnaval dessa região;
Quando as pessoas começaram a se desinteressar pelo carnaval e então um grupo carnavalesco inovou com novos estlios, sons e dança.
Respostas
Resposta:
O frevo tem origem no século XIX na cidade de Recife, em Pernambuco. Foi decorrência da rivalidade entre as bandas militares e os escravos que tinham se tornado livres. A palavra frevo surge como uma corruptela do verbo ferver (“frever”), isso porque o frevo é uma dança frenética, de ritmo muito acelerado.
Explicação:
Resposta:
O frevo tem origem no século XIX na cidade de Recife, em Pernambuco. Foi decorrência da rivalidade entre as bandas militares e os escravos que tinham se tornado livres. (Opção 2)
Explicação:
No final do século XIX e início do século XX, o Brasil passava por dois momentos históricos muito importantes e que influenciou diretamente na formação do frevo.
São eles: a Abolição da Escravatura e a Proclamação da República. Logo após a abolição, iniciou-se um movimento de reformulação das divisões das classes no país.
Os escravos recém libertos começaram a se tornar operários e passaram a fazer mais presença na sociedade e na rua. A elite daquela época comemorava um carnaval mais sofisticado, com influência europeia, com roupas de luxo e máscaras.
As pessoas que pertenciam às classes mais baixas, começaram a ocupar a rua para festejar, o que não agradou muito a elite. Além do desconforto provindo da ocupação, os foliões também tiveram que enfrentar a repressão da polícia, que tentava a todo modo proibir o que estava acontecendo.
Parte dessa repressão vinha das características violentas da capoeira, presente na dança do frevo.
Os guarda-chuvas não eram meramente um objeto visual, eles serviam como arma em um momento de briga. Com o passar do tempo, os guarda-chuvas foram diminuindo e ganhando mais cores, até chegar no modelo conhecido hoje.
O confronto entre as bandas militares e os escravos também ajudaram na formação da dança do frevo.