Geralmente encontramos misturas de muitas substâncias diferentes e, em algumas situações, queremos separar seus componentes. Cite exemplos (2) de situações que precisamos separar essas substâncias: *
Respostas
Exemplo 1: Fazer café.
⇒ Extração por solvente é o nome do processo de remoção de massa do café moído feito pela água quente. As substâncias extraídas podem ser solúveis ou insolúveis. As solúveis são os sólidos e gases dissolvidos na bebida. Os sólidos solúveis contribuem para o sabor e concentração da bebida, enquanto os gases solúveis contribuem para o seu aroma. As substâncias insolúveis são os sólidos e óleos que ficam em suspensão ou emulsão na bebida final. Elas contribuem para o corpo, sabor e aroma da bebida.
No que concerne ao sabor, as três principais substâncias extraídas do café torrado e moído são :
- ácidos e cafeína
- lipídios (gorduras e óleos)
- carboidratos (açúcar) e fibras
⇒ Filtração é o nome do processo de remoção da borra do café, massa que possui substâncias de sabor desagradável e de difícil digestão, que acontece logo após a extração por solvente.
Exemplo 2: Catar feijão
⇒ A catação é um método manual de separação. Ele é muito utilizado por donas de casa no momento em que vão cozinhar, realizando, por exemplo, a catação ou escolha dos grãos de feijão.
Exemplo 3: Peneirar
⇒ Muitos pedreiros separam o cascalho da areia passando-a por uma peneira, que possui uma malha fina que permite a passagem dos sólidos menores. Esse mesmo método é usado na cozinha para separa partes grosseiras do açúcar e também da farinha de trigo.
Exemplo 4: Aliviar o calor com ventilador
⇒ Ventilação é uma técnica que se baseia no fato de que um dos componentes da mistura é tão leve que pode ser arrastado por uma corrente de ar. Como quando ficamos a frente de um ventilador para que as moléculas de água, responsáveis pelo aquecimento do corpo, sejam levadas pelo vento.