A Educação Superior possui uma organização que a difere da Educação Básica, pois são níveis de ensino diferentes, atendem a públicos diferentes e, também não possuem os mesmos objetivos. No entanto, no Brasil, está descrito na Constituição Federal de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional que todos os alunos devem ser recenseados, assim como todos devem ser avaliados ao final do curso, seja ensino fundamental, ensino médio (ambos da Educação Básica) ou no Ensino Superior. Ludimila era secretária em escola de Ensino Médio e atuou por mais de 20 anos, no entanto, prestou um concurso e acabou ingressando na universidade da sua cidade como secretária. Uma de suas atividades era a organização do CENSO e o cadastro dos alunos para o ENADE. Bem, ocorre que para Ludimila, realizar o CENSO no Ensino Superior não é da mesma forma que realizava na Educação Básica, tão pouco o cadastro dos alunos para o ENADE é igual ao cadastro dos alunos para o ENEM. Então, Ludimila procurou a Reitora da Faculdade para que a ajudasse a entender como deveria organizar essas tarefas. A Reitora, muito ocupada, solicitou a você, que conhece bem esses processos e solicitou que explicasse à Ludimila, elaborando uma orientação com os dados a seguir: Quanto ao CENSO: a. Explique como ocorre, qual a frequência e a quem se destina e como deve ser enviado. Também oriente-a sobre quais informações deverá ter em mãos para responder adequadamente essa exigência legal. Quanto ao ENADE: a. Explique a ela a finalidade e como precisará organizar as informações para cadastrar os alunos que realizarão o exame.
Respostas
Resposta:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
É preciso explicar à Ludimila que:
Quanto ao Censo: É realizado anualmente para coletar informações sobre a organização e a participação de professores, alunos na instituição. Todos são cadastrados pelo CPF para evitar duplicidade. O Censo também verifica a organização da instituição, os cursos oferecidos, sejam a distancia ou presenciais, o número de vagas por curso, número de alunos matriculados, total de ingressantes no ano e de egressos, etc. Todas as informações são destinadas ao INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira e é feito digitalmente por um sistema denominado e-mec. Assim, Ludimila precisará organizar o prontuário dos alunos ou buscar no sistema interno da instituição o CPF de todos os alunos matriculados, os que entraram no presente ano e os que se formaram. Também precisará cadastrar os professores que estão trabalhando e aqueles que, por ventura, deixaram a instituição. Precisará saber quantos e quais cursos de graduação há, o número de vagas oferecidas, etc.
Quanto ao ENADE: Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é uma das avaliações pelas quais o ensino Superior passa, segundo a Lei 10861/2004 – do SINAES – Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior.
O objetivo é garantir que os estudantes estejam aprendendo ao final do curso, ou seja, que sua formação tenha sido de boa qualidade, por isso o alunos egressos são avaliados. Há avaliação dos alunos ingressantes também. Para saber as exigências e quais cursos serão avaliados, anualmente o INEP publica um edital logo no início do ano. Os cursos são avaliados a cada três anos. Os alunos são obrigados a participar, pois poderão sofrer sansões se não participarem e, entre elas está a não obtenção do diploma. Muitas informações são coletadas sobre a instituição, o curso avaliado, o perfil socioeconômico dos alunos e sobre a titulação docente.
O resultado do ENADE também acaba sendo um dos indicadores de qualidade do Curso e da Instituição. Assim, a Ludimila precisará observar os cursos que serão avaliados e cadastrar os alunos que se matricularam nesses cursos no presente ano , assim como aqueles que irão se formar no final deste.
Explicação:
O Censo no ensino superior
O censo tem como princípio a coleta de informações sobre:
- as instituições universitárias;
- curso de graduação presencial;
- curso de graduação a distância;
- cursos sequenciais;
- número de vagas ofertadas;
- matrículas;
- ingressantes;
- formandos.
Tais dados são colhidos a partir de questionários que devem ser preenchidos pelas instituições e devem ser reportados ao MEC.
A finalização do censo do ensino superior só será realizada após verificação das informações enviadas pelas instituições.
Se caso necessitar será solicitadas as revisões sobre as informações, para após o processo o INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, apresentar o relatório sobre os dados coletados.
Saiba mais sobre o ENADE
O ENADE corresponde a uma prova realizada por todos os estudantes que concluíram mais de 80% do curso superior, tendo como objetivo o rendimento daqueles que estão concluindo o curso.
Os resultados da prova do ENADE e mais um questionário que os estudantes devem realizar serão recursos para determinar nacionalmente a qualidade do ensino superior.
Lembrando, a prova do ENADE oferece questões de múltiplas escolhas e também questões dissertativas.
Normalmente, a universidade avisa o momento de realizar o ENADE, assim como também prepara os estudantes para este momento de grande importância do ensino superior.
Saiba mais sobre o Censo do Ensino Superior e o ENADE:
https://brainly.com.br/tarefa/24755852
https://brainly.com.br/tarefa/28611450
https://brainly.com.br/tarefa/45104072
https://brainly.com.br/tarefa/28611450