Quais eram os principais Filósofos do Iluminismo e o que você gostou mais das ideias deles e por quê?
Respostas
Resposta:
Os principais filósofos do iluminismo eram:
John Locke (1632-1704)
Voltaire (1694-1778)
Jean-Jacques Rousseau (1712-1778)
Montesquieu (1689-1755)
Denis Diderot (1713-1784)
Adam Smith (1723-1790)
PRINCIPAIS IDEIAS DE CADA UM
Voltaire:
A principal obra de Voltaire, "Cartas Inglesas ou Cartas Filosóficas", foi um conjunto de cartas acerca dos costumes ingleses, os quais comparava aos do atraso da França absolutista.
Apesar disso, era contra qualquer revolução, pois acreditava que os monarcas seriam capazes de se orientar racionalmente para cumprir o seu papel.
John Locke:
John Locke afirmava que a mente era como uma "tabula rasa". Rejeitava qualquer concepção embasada no argumento das "ideias inatas", uma vez que todas as nossas ideias possuíam início e fim nos sentidos do corpo.
O homem nasce como uma folha em branco, destituído de caracteres ou ideias.
Locke combatia a ideia de que Deus decidia o destino dos homens e alegava que a sociedade corrompia os desígnios divinos ou o triunfo do bem.
Suas ideias auxiliaram na derrubada do absolutismo inglês.
Jean-Jacques Rousseau:
Rousseau era a favor do "contrato social", forme de promover a justiça social que dá nome a sua principal obra.
Apregoava que a propriedade privada gerava a desigualdade entre os homens. Segundo ele, os homens teriam sido corrompidos pela sociedade quando a soberania popular tinha acabado.
Montesquieu:
Montesquieu criticou de forma sistemática o autoritarismo político, bem como as tradições das instituições europeias, especialmente da monarquia inglesa
Denis Diderot:
Diderot criticava o absolutismo e defendia a ideia de que a política era responsável por eliminar as diferenças existentes nas sociedades.
Adam Smith:
Adam Smith afirmava que somente com o fim dos monopólios e da política mercantilista o Estado iria prosperar de fato.
Isso porque a riqueza das nações advinha do esforço individual (self-interest) que, por sua vez, é o que fomenta o crescimento econômico e a inovação tecnológica.
Não é da benevolência do açougueiro, do cervejeiro e do padeiro que esperamos o nosso jantar, mas da consideração que ele têm pelos próprios interesses.
Assim, o empreendimento privado deveria agir livremente, com pouca ou nenhuma intervenção governamental. Isso fez com que seu pensamento influenciasse intensamente a burguesia, desejosa em acabar com os privilégios feudais e com o mercantilismo.
Leia e escreva de quem vc mais gostou :)
obrigada, tenha uma boa tarde
Resposta:
Jhon locky e voltharie
Explicação:
espero ter ajudado