Urgenteeee
ITA 2014
Duas placas de um mesmo metal e com a mesma área de 5,0 cm2, paralelas e próximas entre si, são conectadas aos terminais de um gerador de tensão ajustável. Sobre a placa conectada ao terminal negativo, faz-se incidir radiação e, por efeito fotoelétrico, aparece uma corrente no circuito, cuja relação com a tensão aplicada é explicitada no gráfico. Sabendo que a função trabalho do metal é de 4,1 eV e assumindo que na região de saturação da corrente todo fóton incidente sobre a placa gera um fotoelétron que é coletado, a medida da intensidade dessa radiação em µW/cm2 é igual a
a.13.
b.8,2.
c.6,6.
d.3,2.
e.1,6.
alguém pode me explicar pfff?
Anexos:
Respostas
respondido por:
1
* A tensão no barramento é igual a -2,5 V para um certo comprimento de onda incidente. Então a energia cinética máxima é 2,5 eV.
* Função trabalho do metal é de 4,1 eV.
* Usando a Equação de Einstein para o efeito fotoelétrico fornece a energia do fóton incidente na placa (Ef) :
Calculando a diferença de potencial (U) para atravessar as placas :
A intensidade I da radiação pode ser relacionada com a corrente i = 10μA do gráfico e com a área A = 5,0 cm² das placas por meio da potência elétrica Pot:
isolando a intensidade, temos :
Letra a
lunaduarte128:
Olá, porque a energia cinética será igual a 2,5 eV? Tb não entendi pq vc colocou o I*A no lugar do Pot, você poderia me explicar pff ?
Então, sabendo que a energia cinética máxima é Ec = eVo ( carga fundamental vezes o potencial de corte), e no gráfico indica que o efeito fotoelétrico ocorre quando a energia cinética do elétron é Ec = 2,5eV. ( está no eixo da tensão ).
( Caso vc não entenda, dá uma revisada rápida nesse assunto e atente-se ao gráfico )
intensidade de uma onda eletromagnética que passa por uma determinada área é definida como a potência pela unidade de área, ou seja :
I = Pot/A , logo, Pot = I.A
Sendo assim só igualei com a potência U.i
Perguntas similares
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás