Respostas
Resposta:
China.
Japão. .
Alemanha. .
Estados Unidos.
Itália.
Explicação:
1. China
Em 2016, a China adicionou cerca de 27GW de capacidade solar total, mais do que qualquer outro país e cerca de 40% de toda a capacidade solar instalada globalmente nesse ano. São eles que impulsionam a expansão da energia solar no mundo e tendem a continuar investindo pesado na energia fotovoltaica.
2. Japão
O Japão é o segundo país com maior capacidade solar instalada por pessoa – com 337 watts. Grande parte da motivação para o investimento na energia solar surgiu após o desastre nuclear em Fukushima, o que levou o governo a buscar outras fontes de energia. A expansão da energia solar no país é tão grande que já existe uma cidade toda com energia solar fotovoltaica: Fujisawa Sustainable Smart Town.
3. Alemanha
A Alemanha possui a maior capacidade solar instalada por pessoa, com quase 500 watts para cada habitante. Assim como o Japão, a Alemanha também busca substituir toda a energia nuclear por energia renovável. Mesmo com a baixa incidência solar na região, o país vem se destacando como um país modelo na geração dessa energia.
4. Estados Unidos
Apesar do pioneirismo nos investimentos, os EUA não se mantiveram no topo dos países líderes em energia solar. Entretanto, as fontes de energias renováveis continuam ganhando espaço no país – alcançando mais de 10% da geração de eletricidade nos Estados Unidos pela primeira vez no ano de 2017.
5. Itália
Ao contrário dos outros países líderes em energia solar, que ainda buscam consolidar as fontes de energia renováveis em seus territórios, a energia renovável na Itália é difundida em todo o país, tanto que os italianos já bateram a meta de produção de energia sustentável para 2020 cinco anos mais cedo, em 2015. A energia solar é responsável por 7,8% da geração de energia elétrica desse país.