5. Os filósofos pré-socráticos tentaram explicar a diversidade e a transitoriedade das coisas do
universo, reduzindo tudo a um ou mais principios elementares, os quais seriam a verdadeira natureza
ou ser de todas as coisas. Assinale o que for correto.
a) Tales de Mileto, o primeiro filósofo segundo Aristóteles, teria afirmado "tudo é água", indicando,
assim, um princípio material elementat, fundamento de toda a realidade.
b) As teorias dos filósofos pré-socráticos foram pouco significativas para o desenvolvimento da
filosofia e da ciência, uma vez que os pré-socráticos sofreram influência do pensamento mítico, e
de suas obras apenas restaram fragmentos e comentários de autores posteriores.
c) Heráclito de Éfeso interessou-se pelo dinamismo do universo. Afirmou que nada permanece o
mesmo, tudo muda; que a mudança é a passagem de um contrário ao outro e que a luta e a
harmonia dos contrários são o que gera e mantém todas as coisas.
D) Parménides de Eléia afirmou que o ser não muda. Deduziu a imobilidade e a unidade do ser do
princípio de que "o ser é" e "o não-ser não é", elaborando uma primeira formulação dos
princípios lógicos da identidade e da não-contradição.
Respostas
Resposta:
5. Os filósofos pré-socráticos tentaram explicar a diversidade e a transitoriedade das coisas do universo, reduzindo tudo a um ou mais princípios elementares, os quais seriam a verdadeira natureza ou ser de todas as coisas. Assinale o que for correto.
a) Tales de Mileto, o primeiro filósofo segundo Aristóteles, teria afirmado "tudo é água", indicando,assim, um princípio material elementar, fundamento de toda a realidade. V
Tales de Mileto, assim como todo filósofo pré-socrático, esteve em busca de um arché, isto é, um princípio originário de todas as coisas, e identificou a água como elemento fundamental.
b) As teorias dos filósofos pré-socráticos foram pouco significativas para o desenvolvimento da filosofia e da ciência, uma vez que os pré-socráticos sofreram influência do pensamento mítico, e de suas obras apenas restaram fragmentos e comentários de autores posteriores. F
As teorias dos filósofos pré-socráticos foram de extraordinária importância, haja vista que foi a partir daí que surgiu a Filosofia e iniciou-se a separação do pensamento mítico do pensar filosófico.
c) Heráclito de Éfeso interessou-se pelo dinamismo do universo. Afirmou que nada permanece o mesmo, tudo muda; que a mudança é a passagem de um contrário ao outro e que a luta e a harmonia dos contrários são o que gera e mantém todas as coisas. V
Heráclito, em contrapartida a Parmênides, defendia que o ser é múltiplo, ou seja, está em constante mudança. Além disso, afirmou que o fluxo do movimento ocorre a partir da luta dos contrários, e, como síntese dos contrários, nasce a harmonia.
D) Parménides de Eléia afirmou que o ser não muda. Deduziu a imobilidade e a unidade do ser do princípio de que "o ser é" e "o não-ser não é", elaborando uma primeira formulação dos princípios lógicos da identidade e da não-contradição. V
Parmênides afirmou a imobilidade do ser, ou seja, ele não muda. Além disso, derrubou a teoria heraclitiana, visto que formulou o princípio de que o ser é ou não é.
Resposta:
Os filósofos pré-socráticos tentaram explicar a diversidade e a transitoriedade das coisas do universo, reduzindo tudo a um ou mais princípios elementares, os quais seriam a verdadeira natureza ou ser de todas as coisas. Assinale o que for correto.
a) Tales de Mileto, o primeiro filósofo segundo Aristóteles, teria afirmado "tudo é água", indicando,assim, um princípio material elementar, fundamento de toda a realidade. V
Tales de Mileto, assim como todo filósofo pré-socrático, esteve em busca de um arché, isto é, um princípio originário de todas as coisas, e identificou a água como elemento fundamental.
b) As teorias dos filósofos pré-socráticos foram pouco significativas para o desenvolvimento da filosofia e da ciência, uma vez que os pré-socráticos sofreram influência do pensamento mítico, e de suas obras apenas restaram fragmentos e comentários de autores posteriores. F
As teorias dos filósofos pré-socráticos foram de extraordinária importância, haja vista que foi a partir daí que surgiu a Filosofia e iniciou-se a separação do pensamento mítico do pensar filosófico.
c) Heráclito de Éfeso interessou-se pelo dinamismo do universo. Afirmou que nada permanece o mesmo, tudo muda; que a mudança é a passagem de um contrário ao outro e que a luta e a harmonia dos contrários são o que gera e mantém todas as coisas. V
Heráclito, em contrapartida a Parmênides, defendia que o ser é múltiplo, ou seja, está em constante mudança. Além disso, afirmou que o fluxo do movimento ocorre a partir da luta dos contrários, e, como síntese dos contrários, nasce a harmonia.
D) Parménides de Eléia afirmou que o ser não muda. Deduziu a imobilidade e a unidade do ser do princípio de que "o ser é" e "o não-ser não é", elaborando uma primeira formulação dos princípios lógicos da identidade e da não-contradição. V
Parmênides afirmou a imobilidade do ser, ou seja, ele não muda. Além disso, derrubou a teoria heraclitiana, visto que formulou o princípio de que o ser é ou não é.
Explicação: