Nesse excerto de O Guarani, a cena de um anoitecer apresenta características próprias do Romantismo, como o egocentrismo e a veracidade dos fatos. medievalismo e as descrições objetivas. cristianismo e a exaltação da natureza pátria. sentimento amoroso e a linguagem filosófica. retorno ao passado histórico e à agitação citadina.
Respostas
Resposta:
A alternativa correta é a C.
O Guarani, publicado em 1957, é um romance em estilo folhetim escrito por José de Alencar, que marca a primeira fase modernista da literatura brasileira. Teve como objetivo exaltar o índio e a beleza e cultura nacionais.
É possível observar em todo o livro a exaltação da beleza pátria, além dos elementos do cristianismo, sendo a união de Ceci e Peri a alegoria para a criação do Brasil (um índio e uma europeia).
Resposta:
Alternativa (C) - cristianismo e a exaltação da natureza pátria.
Explicação: Narrado em terceira pessoa a obra tem como espaço uma fazenda e as florestas no interior do Estado do Rio de Janeiro.
José de Alencar expressa o nacionalismo romântico, principal característica da primeira geração romântica.
Assim, ele enfatiza a questão nacional através da terra e do índio, considerado nesse momento como o herói nacional.
Dessa forma, Peri torna-se a idealização romântica típica do romantismo. Além desse romance, merece destaque o romance indianista Iracema (1865).