“A sociologia forma – como já se pressupôs várias vezes como óbvio – conceitos-tipo e busca regras gerais do acontecimento, contrariamente à história, que busca a análise e a imputação causal de ações, configurações, personalidades individuais e culturalmente importantes.”
(Max Weber, in: Essencial Sociologia / André Botelho (Organizador) – São Paulo, Penguin / Companhia das Letras, 2013. p. 387)
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, WEBER conceitua “conceitos-tipo” ou “tipos ideais” como...
A Conceitos cheios de realidade, mas que se constituem em ferramentas empíricas, racionais e que possibilitam compreender a realidade, embora não seja a própria realidade.
B Conceitos vazios de realidade, mas que se constituem em ferramentas interpretativas, racionais e que possibilitam compreender a realidade, embora não seja a própria realidade.
C Conceitos cheios de fatos sociais, mas que se constituem em ferramentas interpretativas, racionais e que possibilitam compreender a realidade, embora não seja a própria realidade.
D Conceitos vazios de realidade, mas que se constituem em ferramentas interpretativas, racionais e que possibilitam descrever a realidade, porque são própria realidade.
E Conceitos cheios de realidade, mas que se constituem em ferramentas interpretativas, irracionais e que possibilitam descrever a realidade, embora não seja a própria realidade.
Respostas
respondido por:
2
gente Qual é a certa?
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás