• Matéria: Saúde
  • Autor: maurexx
  • Perguntado 5 anos atrás

Para que o laboratório clínico possa contribuir de maneira eficaz no âmbito do diagnóstico clínico é indispensável que todas as fases do atendimento ao paciente sejam desenvolvidas seguindo os mais elevados padrões de qualidade. O principal objetivo dos resultados dos exames laboratoriais é de reduzir as dúvidas quanto a história clínica do paciente, auxiliando no raciocínio clinico, para que o diagnóstico seja realizado da maneira mais efetiva possível.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente a funcionalidade específica dos seguintes exames laboratoriais bioquímicos.

Select one:
a.
TGP/ ALT está presente principalmente no baço. Esta enzima é mais sensível do que o AST para detecção e monitoramento de dano esplênico. Em alguns casos de esplenite e esteatose não alcoólica, os níveis de ALT podem ser mais elevados do que AST.

b.
A dosagem de ureia e creatinina está relacionada com a avaliação da função hepática. Os métodos mais utilizados para a dosagem de ureia e creatinina são os testes colorimétricos enzimáticos.

c.
O perfil lipídico é determinado através da dosagem de colesterol total, gama-glutamil transferase, tempo de ativação da protrombina, LDL, HDL e triglicerídeos. Para realizar os exames que avaliam o perfil lipídico, normalmente utiliza-se o soro e necessita de jejum.

d.
TGO/ AST está presente em grande quantidade no baço, também encontrada no coração, rins e na musculatura esquelética. Valores aumentados estão relacionados com excesso de ingestão de bebidas lácteas, esplenites bacterianas, anemias hemolíticas, neoplasias esplênicas, insuficiência cardíaca, infarto agudo do miocárdio entre outras.

e.
Gama-glutamil transferase (GGT) é um marcador relacionado com doenças hepáticas, podendo estar aumentado especificamente em casos de colestase, alcoolismo, icterícia obstrutiva e também devido ao uso de alguns fármacos.

Fim conteúdo principal
Minhas Mensagens
My Points
Class evaluation
Course Contacts
Prova digital

Respostas

respondido por: rafaelbio
9

Resposta:

Gama-glutamil transferase (GGT) é um marcador relacionado com doenças hepáticas, podendo estar aumentado especificamente em casos de colestase, alcoolismo, icterícia obstrutiva e também devido ao uso de alguns fármacos. Correto

Explicação:

Corrigido pelo AVA

Perguntas similares