A história do socialismo científico
Marx e Engels pensavam a transformação da sociedade e da economia em uma perspectiva histórica em que a realidade poderia ser descrita e analisada a partir de conceitos como luta de classes, modos de produção, forças produtivas e meios de produção. Por utilizarem esses conceitos para descrever a realidade e elaborar modelos que compreendessem as contradições e as crises do capitalismo, afirmavam que seu modelo de estudo era científico.
Para eles, as instituições e as ideias eram produto das condições materiais em que uma sociedade vivia. Assim, as transformações nas relações de produção [tipos de trabalho e propriedade de uma época] levariam a mudanças nos modos de produção [conjunto das relações econômicas e sociais predominantes].
Além disso, as sociedades seriam organizadas de acordo com a propriedade dos meios de produção: aqueles que os possuíssem sobreviveriam do trabalho daqueles que nada possuíssem. Para os marxistas, esse seria o ponto-chave para a compreensão do processo histórico.
A desigualdade levaria ao conflito entre proprietários e trabalhadores. Essa luta de classes, por sua vez, “movimentaria" a História ao mudar a maneira como as pessoas organizavam o trabalho, a propriedade e a produção. A transformação desses três elementos resultaria na mudança de costumes, crenças, discursos, produções culturais e instituições humanas, inaugurando novos modos de produção.
Para Marx e Engels, foi assim que a humanidade passou do escravismo para o feudalismo e, dele, para o capitalismo. Em sequência, o confronto entre burgueses e operários levaria ao surgimento de dois novos modos de produção: o socialista e o comunista.
Agora que você já conhece o socialismo científico, participe da produção coletiva a seguir:
1. A hipótese para o uso do termo “científico", elaborada anteriormente, estava correta? Se não estava, registre aqui o sentido correto do termo neste contexto.
2. Os conceitos marxistas foram elaborados para tornar compreensível como a sociedade em industrialização funcionava. A partir da leitura do texto A história do socialismo científico e de suas reflexões sobre o conteúdo estudado ao longo deste módulo, registre:
a) Quais eram as classes que estavam em confronto no período?
b) Qual era o tipo de trabalho predominante no período?
c) Quais eram os meios de produção que obtinham destaque na época?
Respostas
Resposta:
Explicação:
1) Eu acredito estar errado usar o termo científico. Na visão de outros sociólogos como Max Weber, o estudo da sociologia precisa chegar o mais perto possível da neutralidade axiológica, ou seja, o sociólogo precisa se afastar ao máximo de opiniões políticas para se debruçar sobre um estudo social. No caso de Marx, as suas teorias e hipóteses tinham participação de uma análise científica, mas muito mais uma união de opiniões políticas.
2) a) Nesse período o conflito acontecia entre proletariado (trabalhadores das fábricas) e burguesia (donos dos meios de produção).
b) Nessa época era relativamente comum o trabalho infantil, de mulheres, mas principalmente de homens e eram extremamente exploradores em condições que hoje, provavelmente, seriam consideradas escravas.
c) Principalmente as fábricas.