• Matéria: História
  • Autor: isabeladelafuente
  • Perguntado 5 anos atrás

. Compare a forma como o governo e a população reagiu durante a Revolta da Vacina em 1904 com a maneira como o governo e a sociedade reagem hoje. Quais semelhanças e diferenças você percebeu? Na sua opinião, houve melhora em relação à atitude das pessoas e à assistência à saúde?

Respostas

respondido por: samara1534
3

Resposta:

Durante o mês de novembro de 1904, o Rio de Janeiro, então capital federal, foi palco de uma das maiores revoltas urbanas ocorridas no país: a Revolta da Vacina. Milhares de habitantes tomaram as ruas da cidade em violentos conflitos com a polícia. O motivo era uma polêmica medida adotada pelo governo de então: a vacinação obrigatória.

Contando com uma população de mais de 800 mil habitantes, a cidade era constantemente vitimada por surtos de febre amarela, varíola, peste bubônica, malária, tifo e tuberculose. Na tentativa de pôr fim a esse triste quadro epidemiológico, o presidente Rodrigues Alves convocou o médico sanitarista Oswaldo Cruz, que, de imediato, pôs em marcha um ambicioso plano de saneamento e higienização da cidade. Seu projeto, porém, envolvia controvertidas medidas de controle da população e de seus hábitos de higiene.

Perguntas similares