A partilha do continente africano no final do século XIX pelos colonizadores europeus, criou as chamadas fronteiras artificiais. Grande parte destas fronteiras foi mantida após o processo de independência dos países africanos. Com base nesse contexto e nos conhecimentos sobre o assunto, Qual alternativa esta errada? *
(a) A definição de fronteiras artificiais refere-se ao fato de que diversas nações e grupos étnicos, muitos deles rivais, foram colocados dentro de um mesmo território colonial, não respeitando as suas diferenças.
(b) Com o processo de descolonização da África e a manutenção das fronteiras artificiais, intensificaram-se os conflitos pela disputa entre as etnias sobre o território.
(c) Dentro dessas fronteiras artificiais, no período entre as Grandes Guerras Mundiais, os Estados Unidos e a União Soviética, interessados em aumentar sua influência no continente africano, financiaram e estimularam os conflitos.
(d) Além das fronteiras artificiais, outros fatores que têm motivado os conflitos dentro do território africano são os de ordem socioeconômica (pobreza e epidemias) e ambiental (desertificação e estresse hídrico).
Respostas
respondido por:
18
Resposta:
A é verdadeira, de modo que, para atender aos interesses dos colonizadores, povos inimigos foram postos em um mesmo país, o que motiva conflitos étnicos.
B é falsa, os conflitos, posteriores à descolonização, se deram por diferenças étnicas e culturais entre os povos locais.
C é falsa, os conflitos foram estimulados no período posterior à guerra, quando o nacionalismo começa a se espalhar pelo dito "terceiro mundo".
D é falsa, pois tais elementos antes desestimulam que estimulam conflitos. Eles apenas criam uma situação de miséria mais grave, que piora a vida dos sujeitos.
E é falsa, estas fronteiras foram traçadas tendo os interesses econômicos europeus, e não a justiça com os povos nativos, em mente.
beatrizmoreno181115:
espero ter ajudado
respondido por:
12
Letra A....
CONFIA NA MÃE
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás