Respostas
Resposta:
O quadro da educação é deplorável. Nesse contexto, fica claro que o sucesso individual do aluno deve vim a partir de seu próprio esforço, tendo a escola como uma base motivadora para isso. ... Dessa forma, fica evidente que o sucesso vem do esforço individual, porém, é preciso sim do apoio da unidade escolar.
Explicação:
Todos sabem que, no Brasil, há tempos, observa-se a baixa qualidade de ensino. Não obstante, podemos encontrar alunos de rede pública que obtiveram sucesso. Esse aspecto nos leva a refletir. O sucesso vem da escola ou do esforço individual?
Relativo às escolas públicas, é perceptível não só a falta de recursos para aprimoramento do ensino, falta de estrutura como também a ausência de profissionais. Convém lembrar ainda que esses problemas fazem os alunos se sentirem inferiores e distantes de alcançar o ensino superior público. Parte do corpo discente recorre a cursinhos particulares, outros se contentam com o ensino disponível. Entretanto, há aqueles que correm atrás de conhecimento sendo autodidata, seja pela internet, na biblioteca do colégio ou reunindo um grupo de amigos. E assim, todo o esforço reflete em vagas nas universidades.
Já em instituições particulares é recorrente uma grande taxa de alunos aprovados em exames. Contudo, nem todos são. Ao contrário do que dizia Leon Megginson nem sempre é o mais forte que sobrevive, mas o mais dedicado e esforçado. Ser matriculado em uma escola particular não significa aprovação garantida mas sim uma grande oportunidade de usufruir de uma educação mais eficiente e consequentemente obter maior chance de alcançar a universidade.
Desse modo o governo deve amplamente investir nas instituições públicas com simulados voltados a vestibulares , na contratação de professores e em reformas nas escolas para que os alunos se sintam motivados. Os estudantes, por sua vez, devem expandir seu conhecimento fora do horário de aula, como por exemplo, com vídeo aulas e exercícios online.