De acordo com nossos estudos sobre os povos germanos, comitatus era: * 1 ponto a) a relação de trabalho entre o dono da terra e os servos agricultores germanos. b) o nome dado a um grupo de guerreiros unidos a um chefe militar, a quem deveriam servir e honrar. c) o pagamento feito aos agricultores germanos pelo trabalho no campo. d) o pagamento feito aos agricultores germanos por participar das guerras como compensação por estar longe das suas terras.
Respostas
É correta a alternativa B, sendo o Comitatus a base ideológica das sociedades germânicas, unindo por um código de conduta e por um conjunto de valores morais os comandantes militares aos seus comandados.
Este modelo serviria mais tarde para organizar o Feudalismo na Europa Ocidental, já que tanto no Comitatus quanto no Feudalismo havia a ideia da submissão de um chefe local a uma autoridade maior que ele, ou de um Vassalo (o líder local) a um Suserano (o líder central).
Com isto era possível controlar territórios razoavelmente vastos, já que a administração local era feita pela nobreza local e a administração central por um grupo reconhecido por todas as nobrezas locais do "país".
A alternativa correta sobre o que era o comitatus é a letra B) o nome dado a um grupo de guerreiros unidos a um chefe militar, a quem deveriam servir e honrar.
O comitatus pode ser definido como sendo um grupo de guerreiros criado durante o feudalismo, onde existiam as relações de susserania e vassalagem.
Esse grupo tinha o objetivo de defender e glorificar determinado chefe militar, ou seja, era um grupo baseado na honra e lealdade.
Os integrantes do comitatus eram unicamente os nobres, pelo motivo de que na época eram somente eles que combatiam nas guerras. Eram eles os senhores das terras feudais, e se uniam em prol da segurança e bem-estar de todos eles.
Veja mais sobre assunto relacionado em:
https://brainly.com.br/tarefa/47229