Respostas
Resposta:
O beach tennis foi criado em meados de 1987 na província de Ravennana, na Itália. Em 1996 o esporte começou a se profissionalizar. Atualmente, este esporte tem uma mistura do tênis tradicional, vôlei de praia e badminton e suas regras e práticas vêm se modificando ao longo dos anos. Segundo a ITF ele é praticado por mais de 500 mil pessoas espalhadas em todos os continentes, independentemente de sexo e idade.
A modalidade chegou ao Brasil em 2008 no estado do Rio de Janeiro. Desde então, o beach tennis vem crescendo rapidamente para outras cidades litorâneas brasileiras. Ganhou popularidade, inclusive, nas cidades não praianas, como Belo Horizonte, Brasília e Araraquara. Entre os locais onde há um maior número de praticantes estão Rio de Janeiro, Fortaleza, Santos, Vitória, Florianópolis, Porto Alegre, Mogi das Cruzes, Guarujá, João Pessoa, Salvador , Campina Grande, Cachoeira de Itapemirim, Novo Hamburgo, Natal, Brasília, Maringá e São Paulo. Hoje, segundo a ITF, o Brasil é a segunda maior força do mundo neste esporte, atrás apenas da Itália, o país criador da modalidade.
RESUMO O beach tennis (BT) é uma modalidade semelhante ao tênis de campo e o vôlei de praia, considerando algumas regras, dimensões da quadra e o terreno onde se pratica. Assim, a proposta deste estudo foi compreender a prática do BT a partir da perspectiva de atletas que também atuam como professores da modalidade. A pesquisa se caracterizou como um estudo descritivo e exploratório. Um total de seis participantes responderam a entrevista, todos residentes na região sudeste do país e com experiência internacional em competições de BT. O instrumento foi um guia de entrevista composto por cinco questões principais, construído especificamente para atender ao objetivo do estudo. A coleta dos dados foi realizada via Skype® em dia e horário combinado com cada atleta. As entrevistas foram transcritas e analisadas com base no método proposto por Bardin. Os resultados evidenciaram que: a modalidade encontra-se em plena expansão em todo o mundo, especialmente no Brasil; a última mudança na regra dos três metros beneficiou a troca de bolas e atratividade do jogo, especialmente na categoria masculina; a metodologia adotada nas aulas e treinos estão baseadas nas suas experiências empíricas, principalmente nas viagens à Itália, que também se apresenta como local de grande referência da modalidade; os materiais impressos como livros, guias e artigos são escassos na área. Como considerações finais, existe a necessidade de mais estudos sobre a modalidade, especialmente os experimentais e relatos de caso.
DEIXA O LIKE
ESPERO TER AJUDADO