Respostas
Resposta:Burle Marx: talvez seja o mais conhecido mosaicista brasileiro. É dele a criação do logotipo internacional do calçadão de Copacabana.
• Cândido Portinari: o pintor realizou três obras em mosaico. A terceira obra em mosaico que Portinari concluiu foi o painel “Bandeirantes”, aplicado em uma parede interna de um hotel no centro de São Paulo, o Hotel Comodoro.
• Tomie Ohtake: uma das principais representantes do abstracionismo informal no Brasil e no mundo, fez vários painéis em mosaico, entre eles o painel na Escola Imaculada em São Paulo, realizado em 1992.
• Lygia Clark: uma das maiores artistas brasileiras da arte contemporânea, também deixou um legado em mosaicos é dela o painel do Edifício Mira Mar, em Copacabana, no Rio de Janeiro.
Artigos Relacionados
Explicação:Mosaico é uma forma de arte que envolve a montagem de pequenos pedaços de rocha, concha, azulejo ou vidro juntos para criar um padrão que pode ser abstrato ou representacional. É uma arte milenar que remete à época greco-romana, na qual teve o seu apogeu.
Nos primeiros mosaicos, os gregos realizavam desenhos com seixos. A forma de arte se espalhou também para os romanos, e foi amplamente utilizada na decoração interna de casas e negócios.
Os romanos gostaram especialmente de usar essa arte para pavimentos, e alguns mosaicos de piso foram revelados em sítios arqueológicos. Com a propagação do cristianismo veio uma explosão dessa arte em igrejas e outras casas de culto. Eles retrataram santos ou cenas religiosas, e muitas vezes integraram materiais preciosos, como ouro e gemas.
O mosaico é uma arte decorativa utilizada desde a Antiguidade até os dias atuais. Existem vestígios da técnica desde a Civilização Mesopotâmica, quando era feita pelos sumérios há cerca de 3500 anos a.C. Mas foi a partir do mundo greco-romano que a técnica artística foi aprimorada e usada em grande quantidade na decoração de pisos e paredes.
Resposta:
Mas vários artistas ao longo dos últimos séculos aplicaram o mosaico em seus trabalhos. Entre eles, podemos citar Cândido Portinari e Tomie Ohtake. A calçada de Copacabana e o mural da Igreja da Pampulha, criado pelo artista Paulo Werneck, são exemplos famosos de mosaico no Brasil.
Explicação: