(Fuvest) Durante o regime militar no Brasil (1964-1985), a oposição à ditadura também se expressou por meio da arte (música, literatura, cinema, teatro). Comente a afirmação, dando, pelo menos, dois exemplos dessas formas artísticas de expressão
Respostas
Resposta:
Ao longo das duas décadas em que perdurou o regime militar no Brasil, a censura e a repressão promoveram a resistência armada, o exílio e uma geração de criatividade intelectual e artística histórica. Na música, por exemplo, compositores como Chico Buarque de Holanda, se destacaram buscando uma linguagem que ia da ironia à metáfora literária e musical. Em canções como "Apesar de você", Chico Buarque abusava do duplo sentido, tendo como pano de fundo um amor frustrado que seria suplantado por um futuro de felicidade e liberdade. Também no teatro, com peças como "Roda viva", Chico Buarque se tornou um ícone da luta pela liberdade e da resistência contra o regime militar.
Resposta:
Explicação: artistas como Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Raul Seixas, Belchior, etc ( musicas: "como nossos pais"; "apenas um rapaz latino americano"; " alegria, alegria")
Na TV nacional, a novela Roque Santeiro, de 1975 foi censurada e proibida no dia de sua abertura.
Na literatura, Erico Veríssimo publicou o livro “Incidentes em Antares” criticando a falta de liberdade e da mentira e violência na política.