Sobre a filosofia cartesiana, MARQUE A INCORRETA: *
a) O sistema cartesiano é dualista, ou seja, baseia-se na existência de duas substâncias, além da substância não criada e infinita, que é Deus.
b) a defesa de que certas ideias nascem com o indivíduo, tese conhecida como inatismo, foi apoiada e criticada por muitos filósofos.
c) O sistema cartesiano desenvolve uma visão mecanicista de mundo, afinal, para ele, as coisas da natureza nada mais são do que extensão.
d) Descartes consegue explicar definitivamente a unidade das duas substâncias atribuindo a uma glândula do cérebro o elo entre as duas substâncias.
Respostas
Resposta:
espero ter ajudadoooooooooooooooooooooooooo
Explicação: cartesiana como um "dualismo" não superado e responsável pela ruptura do homem com cultura e natureza colide com as reais posições do filósofo. Na aurora da filosofia moderna, com Descartes, um dualismo ainda metafísico entre "dois modos da mesma substância" transforma-se num dualismo gnoseológico entre, de um lado, um sujeito do conhecimento científico (sujeito epistêmico), e, de outro, sistemas a serem explicados: corpo humano e natureza, ou seja, sistemas de conceitos bioquímicos e físicos. Assim, a filosofia de Descartes reúne em si o conteúdo filosófico de toda investigação anterior a ela, convertendo-se no centro do qual se irradiam os múltiplos caminhos e tendências da crítica do conhecimento e da filosofia das ciências.
Palavras-chave: Dualismo metafísico, Dualismo-gnoseológico, União do corpo/alma, Fisiologia, Morfofuncionalidade, Filosofia da Biologia.