Friedrich Nietzsche empreendeu um profundo questionamento da tradição filosófica e religiosa ocidental. Além disso, criticou o enaltecimento da razão, presente nas filosofias que o antecederam. Segundo esse pensador, *
A) a razão, o intelecto ou o conhecimento humano é algo efêmero, pueril, e insignificante diante da natureza, cuja realidade independe da existência humana - e, portanto, da razão.
B) Pelo conhecimento, o ser humano se considera o centro do Universo, mas na verdade é apenas um instante da história universal.
C) A construção racional criticada por Nietzsche se vê mais claramente na ciência e na matematização da natureza, onde o que interessa para o conhecimento científico é o que pode ser quantificado, deixando de lado o restante.
D) Todas as anteriores estão corre
Respostas
Resposta:
Friedrich Wilhelm Nietzsche nasceu em Röcken, cidade do então Reino da Prússia, em 1844. Descendente de pastores luteranos, o pensador contemporâneo dedicou-se aos estudos de teologia desde a sua juventude. Em sua adolescência, porém, ele começou a encontrar contradições nos escritos cristãos e passou, pouco a pouco, a questionar a religião em que foi doutrinado.
=
Na década de 1860, Nietzsche concluiu seus estudos de filologia clássica na Universidade de Leipzig, voltando-se para a investigação da cultura e língua grega. Nesse período, o filósofo foi fortemente influenciado pelo professor Friedrich Ritschl e pela leitura do livro O Mundo Como Vontade e Representação, do filósofo alemão Arthur Schopenhauer. Apesar da formação em filologia, Nietzsche aprofundou cada vez mais seus estudos em filosofia grega e em Schopenhauer, fato que o fez ser reconhecido pela posteridade como filósofo
Resposta:
alternativa D
Explicação: