• Matéria: Filosofia
  • Autor: contagriz
  • Perguntado 5 anos atrás

Leia a citação da obra Criação Imperfeita de Marcelo Gleiser e, em seguida, marque a única opção correta com relação ao papel do Mito na Grécia Antiga:


Minimizar a importância e o poder da fé na vida das pessoas é um erro grave. Aqueles que acham que a tecnologia necessariamente leva a uma sociedade cada vez mais secular deveriam das uma boa olhada em torno. (...) Os incríveis avanços científicos dos últimos quatro séculos não criaram grandes mudanças no número de fiéis, mesmo se comparamos com a Grécia ou o Egito Antigos. (...) Quantas pessoas já não passaram por este mundo, ricas e pobres, reis e escravos, famosas e desconhecidas, belas e feias, pessoas que amaram e foram amadas, que sentiram alegria e dor, e que agora são apenas punhados de pó? Será que é só isso? Será que vivemos, amamos e sofremos para sermos esquecidos após algumas gerações? (GLEISER, M. Criação Imperfeita. 3. ed. Rio de janeiro: Record, 2010, p. 41.)



Os mitos eram histórias usadas pelos sofistas para manipular os jovens atenienses e serviam para legitimar o uso do poder nas Assembléias.



Os mitos eram histórias de caráter popular ou religioso com objetivo de explicar relações sociais, acontecimentos, dentre outros fenômenos que ultrapassavam a compreensão da época.



Os mitos eram narrativas que serviam apenas ao propósito de diversão no teatro Grego.



Os mitos gregos foram superados totalmente pelo pensamento filosófico que os substituiu pelas lendas urbanas.



Os mitos eram narrativas que superaram a visão filosófica por ocasião do séc. VII a.C.

Respostas

respondido por: lidianepereira19
20

Resposta:

Os mitos eram histórias de caráter popular ou religioso com objetivo de explicar relações sociais, acontecimentos, dentre outros fenômenos que ultrapassavam a compreensão da época.

Explicação:

Perguntas similares