• Matéria: História
  • Autor: biahnogueira10
  • Perguntado 5 anos atrás

um ponto recorrente aos cinco subitens da parte do texto instituída "para entender a Revolução Inglesa" Identifique e explique o porquê da sua recorrência tanto naquela época como nos dias atuais ​

Respostas

respondido por: kakapop2002pryssylly
1

Resposta:

jean-Baptiste Lamarck foi o primeiro a tentar montar um esquema específico para explicar o mecanismo do processo evolutivo dos seres vivos. Esse esquema pode ser mais bem entendido por meio de algumas considerações acerca dos termos utilizados pelo naturalista francês. O termo "teoria da progressão de Lamarck", ao invés de "teoria da evolução de Lamarck", parece ser mais adequado (cf. Martins, 2007, p. 13-6). No início do século xix, o termo "evolução" significava ontogênese, isto é, o desenvolvimento do indivíduo do ovo à idade adulta. O próprio Lamarck, para descrever suas ideias, lançava mão de outras palavras: aperfeiçoamento, progressão, desenvolvimento, progresso, mutação e mudança, que compunham termos com palavras tais como organização e composição. A escolha de "progressão" é justificada porque, em sua última obra, História natural dos animais sem vértebras (Histoire naturelle des animaux sans vertèbres, 1815-1822), essa palavra aparece frequentemente e, algumas vezes, com a grafia destacada. O termo "teoria" era utilizado pelo próprio naturalista francês para descrever suas conclusões (cf. Martins, 2007, p. 16). Na verdade, Lamarck nunca deu um nome a sua teoria da mudança e, além disso, sua intenção não era apenas propor uma teoria desse tipo, mas encontrar os fundamentos teóricos de toda a biologia.

O que acabou sendo conhecido como lamarckismo em muitos meios, mesmo acadêmicos, como veremos no caso de Richter, é apenas uma parte do pensamento lamarckiano sobre a vida. O lamarckismo foi identificado com a hipótese da transmissão dos caracteres adquiridos e a teoria do uso e desuso, as quais são apenas duas leis dentro de uma teia teórica complexa. O problema está não só na simplificação das ideias lamarckianas, pois as duas leis mencionadas acima eram usuais na época, não sendo exclusivas do naturalista francês (cf. Martins, 2007, p. 421). Entre os vários aspectos que compõem a teoria da progressão de Lamarck, podemos destacar os seguintes (cf. Martins, 2007, p. 61-76):

Explicação:

Perguntas similares