• Matéria: Português
  • Autor: mysassiz
  • Perguntado 5 anos atrás

INTERPRETAÇÃO TEXTUAL
Habilitação médica
Na vigorosa entrevista que concedeu à Folha, o médico e pesquisador Ricardo Brentani, um dos mais renomados oncologistas do país, defendeu o fechamento imediato das escolas médicas que forem mal avaliadas no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Seu argumento é o de que o Brasil já conta com um número suficiente de médicos. Não faz sentido, portanto, manter em funcionamento 170 cursos, muitos dos quais sem condições mínimas de ensino.
De fato, o fechamento das escolas com reiterado mau desempenho em exames nacionais seria uma medida saneadora, mas ainda assim insuficiente para a defesa da saúde pública.
É urgente criar um exame de habilitação obrigatório para médicos nos moldes daquele que existe para advogados, com provas teóricas e práticas. Embora profissionais com deficiências de formação dificilmente consigam passar em concursos ou conquistar bons empregos na rede privada, eles amiúde são contratados em caráter emergencial por hospitais e pronto-socorros públicos, nos quais a carência de mão-de-obra é uma constante.
No interior e nas periferias das metrópoles, muitas vezes são os médicos menos preparados que ministram o primeiro atendimento, o que pode fazer a diferença entre a vida e a morte. Um meio prático de combater essa distorção seria introduzir o exame, que impediria bacharéis sem condições mínimas para clinicar de exercer a medicina. Infelizmente são fortes as resistências à obrigatoriedade do exame -que, de resto, é adotado em vários países, como os EUA e o Canadá. Elas vêm principalmente de proprietários de escolas, mas também de setores do Conselho Federal de Medicina.
São essas resistências que, em nome do bem comum e da saúde pública, precisam ser vencidas.

Questões de Análise do Texto
1) Qual é o título do texto?
2) E o tema central, ou seja, o assunto de que o texto fala?
3) Indique no texto Introdução, Desenvolvimento e Conclusão?
4) Por que podemos dizer que o texto é uma produção dissertativa- argumentativa?
5) Qual a opinião da autora em relação aos cursos de medicina existentes em nosso país?

Respostas

respondido por: letube210
61

Resposta:

1) Habilitação médica.

2)Fechamento imediato das escolas médicas que forem mal avaliadas no Enade.

3)Introdução: 1º parágrafo

Desenvolvimento: 2º, 3º e 4º parágrafo

Conclusão: 5º parágrafo

4)Porque o texto possui introdução, que no caso seria a tese, ideia a ser defendida, possui três argumentos para que a ideia seja comprovada, e possui a conclusão, que conclui com outros argumentos a tese do texto.

5)Ela pensa que dever ser fechadas as mais de 170 escolas de medicina que não estão em bom uso no país.

Explicação:

respondido por: yuri14rodrigues
14

1. O título deste texto é "Habilitação médica".

Interpretação e análise textual

2. O tema central desta texto é sobre a possível redução ou fechamento de escola médicas que forem mal avaliadas em alguns exames, segundo Ricardo Brentani, que foi quem cedeu uma entrevista para a "Folha de São Paulo".

3. A introdução é uma fala mais polêmica de Ricardo Brentani. No desenvolvimento, temos que deve-se criar um tipo de exame obrigatórios para aqueles que desejam se tornar médicos.

Por fim, temos que uma medica mínima faz sentido ser estabelecida, para aumentar o nível da medicina.

4. O texto é do tipo dissertativo-argumentativo porque há uma introdução, desenvolvimento e conclusão, além de resolver um problema teórico.

5. Em relação aos curso de medicina, a autora diz que há a necessidade de criar um exame para fins avaliativos.

Veja mais sobre entrevistas em https://brainly.com.br/tarefa/34039803

Anexos:
Perguntas similares