Com base nos textos abaixo e numa pesquisa extra se necessário, assinale V ou F para as seguintes alternativas:
a.( ) O domínio econômico de uma minoria, são evidências claras das divisões (estratificações) sociais.
b.( ) Em nossa sociedade, sociedade brasileira, o sistema permite que determinadas pessoas possam mudar de classe social, isto é, aumentar suas condições econômicas e seu prestígio social, mas muitas vezes, as estratégias da elite dominante procuram impedir essa mudança.
Texto I
A estrutura social e as desigualdades
Podemos observar os sinais das desigualdades sociais em todos os lugares, todos os dias. Basta sair às ruas para notar as diferenças entre as condições de vida das pessoas e verificar que um pequeno número de delas desfruta de muitos privilégios. Essas diferenças aparecem, de imediato, em elementos materiais, como a moradia, as roupas, os meios de locomoção. Mas elas também se manifestam no acesso à educação e aos bens culturais, os chamados bens simbólicos.
Normalmente, as desigualdades se evidenciam no dia a dia pelos contrastes entre a riqueza e a pobreza, que podemos constatar com nossos próprios olhos ou mediante as estatísticas e os meios de comunicação. Então vamos refletir nesse texto, os principais fatores que possibilitam essas desigualdades, como elas se constituíram e como são explicadas.
Texto II
O que é uma estrutura social? Diríamos que uma estrutura social é o que define uma determinada sociedade. Ela se constitui da relação entre vários fatores – políticos, históricos, sociais, religiosos, culturais, -- que dão uma feição para cada sociedade.
Uma das características da estrutura de uma sociedade é sua estratificação, ou seja, a maneira como os diferentes indivíduos e grupos são classificados em estratos (camadas) sociais e o modo como ocorre a mobilidade de um nível para outro. Segundo o sociólogo Ianni, uma das formas de analisar essas estratificações em diferentes sociedades, é necessário acompanhar principalmente a forma como os indivíduos organizam a produção econômica e o poder político. Para estudar a estratificação em cada sociedade é necessário que se verifique “como se organizam as estruturas de apropriação (econômica) e dominação (política)”, afirma Ianni na introdução do livro Teorias da estratificação social. Lembrando que outros fatores também devem ser incluídos nessa estrutura, tais como: a religião, a etnia, o sexo, a tradição e a cultura --, que, de uma forma ou de outra, influem no processo de divisão social do trabalho e no processo de hierarquização.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Ambas são verdadeiras
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás