1. Explique as medidas tomadas por Otávio Augusto, para conter as reclamações dos plebeus. 2. Cite e explique cada classe social romana 3. De acordo com a lenda, como ocorreu a fundação da cidade de Roma? 4. Qual era a função dos Tribunos da Plebe? 5. Cite os povos que ocuparam a península itálica. 6. Explique o que foram os dois Triunviratos e seus respectivos representantes. 7. O que foram as Guerras Púnicas? 8. Quem foram Tibério e Caio Graco? Por que foi assassinado pelos patrícios? 9. O que foi a Pax Romana? 10. Cite as principais causas da queda do Império Romano.
Respostas
Resposta:
1. Ele intensificou a politica do pão e circo, que consistia na distribuição de alimentos a preços baixos, muitas vezes gratuitamente, oferecendo também atrações gratuitas para entreter os plebeus.
2. Patrícios (ricos), plebeus (camponeses e pequenos comerciantes), clientes (forneciam proteção em troca de servidão aos patrícios), e os escravos (em Roma, a escravidão era por guerra ou por dívida).
3. Os dois irmãos gêmeos, Rômulo e Remo, participaram da fundação da cidade após terem sido abandonados no rio e salvos por uma loba que os amamentou, mantendo-os vivos. ... Vagando pelo mar Adriático, Eneias chegou à região do Lácio, onde anos mais tarde Rômulo iria construir Roma.
4. Eram representantes da plebe no senado.
5. Italiotas, etruscos, gregos, gauleses, sabinos e até mesmo os latinos.
6. O primeiro triunvirato foi formado pro Júlio César e os demais generais, Pompeu e Crasso. ... Neste período o senado acusou Cesar de trair a república e o assassinaram. O segundo triunvirato foi formado pro Otávio, Marco Antônio e Lépido. Houve disputa pelo poder entre Otávio e Marco Antônio.
7. As Guerras Púnicas consistiram numa série de três conflitos que opuseram a República Romana e a República de Cartago, cidade-estado fenícia, no período entre 264 a.C. e 146 a.C.. Depois de um século de lutas, ao fim das Guerras Púnicas, Cartago foi totalmente destruída e Roma passou a dominar o mar Mediterrâneo.
8. Os irmãos Graco são conhecidos reformadores romanos que tentaram realizar a reforma agrária e outros tipos de reformas em benefício dos pobres. Ambos, chamados Tibério e Caio, foram eleitos tribunos da plebe e acabaram sendo vítimas dos senadores insatisfeitos com as medidas defendidas por eles.
9. A Pax Romana, expressão latina para "A Paz Romana", é o longo período de relativa paz, gerada pelas armas e pelo autoritarismo.
10. Disputas internas pelo poder, invasões bárbaras, divisão entre o Ocidente e o Oriente, a crise econômica e o crescimento do cristianismo.
Explicação: