Texto 1: Paisagem N°4 (Mário de Andrade)
Texto 2: Noturno (Mário de Andrade)
Sobre os poemas, responda:
a. Qual é o tema dos poemas?
b. De que forma os poemas retratam a cidade de São Paulo?
c. Nos dois poemas, há a menção a meios de transporte. Explique quais são os meios de transporte e qual é o efeito de sentido que a presença desses elementos causa nos textos.
d. No verso" Oh! este orgulho máximo de ser paulista mente!!!" vemos o uso do adjetivo "paulistano "ser transformado em advérbio para expressar o modo como se vive. Como vive a população na cidade de São Paulo?
Respostas
Resposta:
Texto 1 - Paisagem n.4
a) O tema é a exaltação do poeta na descrição de cenas cotidianas da cidade de São Paulo, com o progresso do início do século XX .Exalta o entusiasmo do eu lírico com a cidade em desenvolvimento .
b)O uso excessivo de reticências e exclamações marca o ritmo de uma cidade em industrialização , mas também indicando o pensamento inconcluso e cintilante do poeta , rompendo o modo formal de poesia e adotando um cunho mais político .
c) Caminhões rodando , carroças rodando , o verbo flexionado no gerundio denota movimento , os substantivos são associados aos transportes ( caminhões ,carroças , ruas ) recurso essencial para o desenvolvimento de qualquer região. As referências aos meios de transporte são indícios de uma intensa atividade econômica .Todos esses recursos formam uma imagem da cidade urbana e seu desenvolvimento.
d) Neste verso ele traz o entusiasmo do " Eu lírico" que manifesta sua alegria com um advérbio de modo , que , simbolicamente também é de intensidade . A circunstância de ser paulistano foi aí modificada pela intensidade de sê-lo .
Texto 2 _ Noturno
a) O tema é retratar o bairro do Cambuci e o movimento de seus bondes ao longo da noite . A livre associação de imagens , surrealista , os alaridos e a simultaneidade constroem um poema onde os acontecimentos transcendem a realidade .
b) Noturno retrata a cidade de São Paulo por meio de um jogo de contrastes , coloca uma atmosfera misteriosa e algo sufocante . A matéria de fundo é imóvel enquanto as figuras de superfície são animadas pelo movimento vertiginoso dos bondes .A livre associação de imagens , a sinestesia torna o perfume palpável e doura a música com um colorido sensorial.
c) O estrondo dos bondes , é onde está a onomatopéia , o bonde passa , os verbos vibram , aí está o encantamento onde o eterno está no momento presente , nas engrenagens dos barulhos e cintilações dos bondes .
Explicação: