uma amostra de um isótopo radioativo possui uma meia-vida de um dia e você inicia seus estudos com duas gramas desse isótopo. Quanto da mostra resta ao final do segundo dia? E do terceiro dia?
Respostas
Resposta:
A radioatividade é um fenômeno nuclear pelo qual um núcleo não instável exala partículas e ondas para conseguir a estabilidade. Lembrando que a reação nuclear não é o mesmo de reação química. As transformações nucleares do núcleo do átomo sofrem alterações e as reações químicas acontecem na eletrosfera do átomo.
Alguns átomos são radioativos, mas existem átomos que não são. Os átomos radioativos são caracterizados por serem capazes de emitir partículas radioativas (radiação), para conseguirem ser mais estáveis.
Quer ler mais sobre cada modelo atômico? Clique aqui !
Existem dois tipos de radioatividade:
Radioatividade natural e espontânea: São encontrados na natureza.
Radioatividade artificial: São originados de uma transformação nuclear, por meio da junção de átomos ou da divisão nuclear, (normalmente está presente em usinas nucleares e bombas atômicas).
O estado físico e o fator químico do elemento não interferem na emissão da radiação, ou seja, se ele estiver no estado líquido, gasoso, sólido ou se a pressão e temperatura forem diferentes não mudará o fato de ser radioativo, como por exemplo o Urânio-238, pois ele está relacionado diretamente com o núcleo atômico.
Explicação: