Palavras de ordem como “O povo não esquece: Sarney é PDS” e “Sarney não dá: Diretas Já” foram comuns após a eleição José Sarney, vice-presidente de Tancredo Neves. Além da frustração em relação às eleições diretas, grande parte da população temia um retrocesso na prometida abertura. Considerando os principais aspectos do governo Sarney, é possível dizer que sua gestão representou uma ameaça ao retorno da democracia?
A) Sim. Embora tenha promovido importantes emendas à Constituição de 1967, restabelecendo o voto direto aos maiores de 16 anos, proibiu o voto feminino e dos analfabetos, limitou os partidos políticos e adiou a convocação da Assembleia Nacional Constituinte, encarregada de elaborar uma nova Constituição.
B) Não. Por exemplo, o presidente apresentou uma série de emendas à Constituição de 1967, restabelecendo o voto direto para todos os cargos eletivos, concedendo direito de voto aos maiores de 16 anos, legalizando partidos e convocando eleições para a Assembleia Nacional Constituinte, encarregada de elaborar uma nova Constituição.
C) Não. Apesar de ter proibido a criação de partidos políticos, o voto feminino, indígena e de pessoas de baixa renda (instituição do voto censitário, masculino, de pessoas alfabetizadas e não indígenas, portanto), o governo de José Sarney representou um importante avanço rumo à democracia.
D) Sim, pois o presidente apresentou uma série de emendas à Constituição de 1967, restabelecendo o voto direto para todos os cargos eletivos, concedendo direito de voto aos maiores de 16 anos, legalizando partidos e convocando eleições para a Assembleia Nacional Constituinte, encarregada de elaborar uma nova Constituição: a Constituição de 1988, ameaças graves à democracia.
Zbra:
Ja achou man?
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
D
Explicação:
confia no pae
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás