• Matéria: História
  • Autor: laraprincesa09
  • Perguntado 5 anos atrás

Difundindo-se no Brasil na segunda metade do século XIX, o movimento abolicionista era composto de jornalistas, médicos, advogados e estudantes, que, geralmente, se reuniam em clubes e sociedades secretas. Salvo a heterogeneidade do grupo, de uma forma geral, que tipo de emancipação os abolicionistas defendiam?

 A) Defendiam uma emancipação lenta e gradual, tendo em vista a diminuição do impacto financeiro e a adaptação da mão de obra livre.

3

 B) Defendiam o pagamento de um salário aos cativos, o que lhes conferiria certa independência financeira, mas, em contrapartida, continuariam sendo propriedades de seus senhores.

 C) Argumentavam que os indígenas deveriam substituir os africanos escravizados como forma de não desagradar a Inglaterra.

 D) A concepção de que a emancipação deveria ocorrer o mais rápido possível e sem ressarcimento dos senhores era unanimidade entre os abolicionistas, isto é, todos concordavam com essa ideia.

Respostas

respondido por: melldemonfox
8

Resposta:

letra A

Explicação:

No Brasil jornalistas, médicos, advogados, estudantes e trabalhadores livres organizavam-se em clubes e sociedades abolicionistas. Assim, pretendeu-se a adoção de uma política de emancipação da escravidão lenta e gradual

Emancipação= qualquer libertação; alforria, independência.

Perguntas similares