• Matéria: Filosofia
  • Autor: emanuelluc
  • Perguntado 5 anos atrás

1. Analise a citação de Kierkegaard:
“A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás, mas só pode ser vivida olhando-se para frente”
(KIERKEGAARD, Sören. O desespero humano. São Paulo: Martin Claaret, 2001)

a) Relacione a citação de Kierkegaard com a história de vida pessoal do filósofo e sua teoria filosófica.
b) Identifique e explique as três dimensões da existência humana de acordo com Kierkegaard.

Respostas

respondido por: emanoellima606
8

Resposta:

O filósofo dinamarquês Søren Aabye Kierkegaard (1813-1855) elaborou um esquema triádico que é o fundamento de sua obra e uma de suas maiores contribuições para a história da filosofia: a teoria dos três estádios ou modos de existência - o estádio estético, o ético e o religioso. Além dos três estádios, Kierkegaard identifica duas zonas-limite: a ironia e o humor.

1) O estádio estético, no qual o homem se abandona à imediatidade, não há uma aceitação consciente de um ideal. A busca pelo prazer imediato faz com que o esteta atribua maior importância à possibilidade de realização do que à própria realização. São três os modos de ser do estádio estético: a sensualidade, representada por Don Juan; a dúvida, por Fausto; o desespero, pelo judeu errante Ahasverus.

2) O estádio ético, no qual o homem submete-se à lei moral e opta por si mesmo. Ao falar do estádio ético, Kierkegaard fala do marido fiel: o modo de vida ético é o modo de vida do indivíduo que é correto com a família e trabalhador. Trata-se não mais do indivíduo que busca o prazer, trata-se do indivíduo que ordena sua vida em relação ao cumprimento do dever. Diz Kierkegaard: “A esfera ética é uma esfera de transição, que todavia não é atravessada de uma vez por todas...” (Kierkegaard, Stadi sul cammino della vita, p. 693). Ela oferece uma forma de preparação para o estádio religioso.

Explicação:

espero ter ajudado, bons estudos

Perguntas similares