O processo de Globalização pós 1992 ampliou os interesses dos Estados Unidos na América Latina. Cite um desse interesses e explique.
Respostas
Resposta:O presente estudo parte da premissa de que, para garantir o acesso a fontes de matérias-primas, que lhe permitiriam manter o poderio econômico e militar no futuro, os Estados Unidos tinham a necessidade de possuir o controle sobre a segurança interna brasileira. Elencando fatos e situações que evidenciavam esse interesse econômico nas ações dos organismos governamentais norte-americanos, mesmo os que aparentemente não tratavam da questão, como é o caso da CIA e do Pentágono, o estudo busca amparo, embora superficialmente, nas doutrinas de contenção e de reserva estratégica para ao final concluir que, em razão da ausência de uma ideologia de segurança nacional e de mecanismos governamentais de alerta, a segurança interna brasileira foi conduzida pelos Estados Unidos durante as duas primeiras décadas da Guerra Fria.
Fiz um resumo sobre o assunto
Interesse nas trocas comerciais.
Os EUA desde sua independência e publicação da Doutrina Monroe, que tem como máxima "América para americanos", sempre esteve de olho nas riquezas e bons negócios que poderia fazer com os demais países que compõe a América. Ao longo de toda a sua história, o norte americanos impuseram tratados desiguais e, se beneficiaram de muitas das nações americanas.