Respostas
Resposta:
Regiões próximas a barrancos, beiras de rios e em serras podem estar em sério risco quando há a possibilidade de chuvas volumosas, vendavais ou tempestades severas. Para estabelecer quais são essas áreas e definir zonas de evacuação, a Defesa Civil conta com a ajuda das informações fornecidas pelo serviço de meteorologia.
Explicação:
A Defesa Civil é o órgão do governo responsável justamente por prevenir os desastres naturais ou dar socorro às vítimas quando eles acontecem.
Há mais de 20 anos, a Defesa Civil do Estado de São Paulo conta com os serviços dos especialistas da Somar Meteorologia, que fornecem informações importantes para a elaboração de estratégias. Os profissionais trabalham 24 horas por dia na sala de situação do órgão, fornecendo informações meteorológicas para que o governo saiba, por exemplo, quando emitir um alerta de inundação ou de deslizamentos.
Além disso, o investimento no setor têm aumentado nos últimos anos. A partir de alguns grandes desastres naturais — como os deslizamentos na serra fluminense que, em 2011, levou mais de 900 pessoas à morte —, criou-se um centro nacional especializado para monitorar dados de chuva. Ele registra as informações em todo o país para que se possam prever outros deslizamentos de terra.
Espero ter ajudado, bons estudos! : )
Resposta:
meteorologia ajuda pois, ele ajuda a prever a previsão do tempo e, ajuda a evitar grandes catástrofes
Explicação: