Respostas
mato grosso - galinhada , Maria Isabel e etc
Noruega salsicha iompe ,Gamalost etc
Resposta:
MATO GROSSO:
1. Galinhada
Se você viajar de carro pelo Mato Grosso, provavelmente vai se deparar com algumas barracas na estrada vendendo umas conservas amarelas. Aquilo é o famoso pequi, uma fruta bem comum em todo o Centro-Oeste e com um sabor bem especial que ajuda a temperar boa parte dos pratos da região.
A galinhada é uma das comidas típicas de Mato Grosso e tem como um dos ingredientes essa frutinha. O prato consiste em um delicioso arroz de frango e temperos diversos. Uma verdadeira delícia tradicional dos povos locais.
2. Maria Isabel
Esse não tem como recusar. Basicamente, a mistura é preparada com arroz branco e carne seca bem temperada. Para aqueles que preferem sabores mais marcantes, alguns ingredientes, como o próprio pequi, podem ser adicionados. Neste caso, o preparo seria bem semelhante ao da galinhada, mas substituindo o frango pela carne seca. Você pode encontrar esse prato em qualquer restaurante do estado, em versões das mais simples às mais requintadas.
3. Mojica de pintado
O pintado é um famoso peixe, muito comum no Pantanal e em rios do estado. Sua carne é suculenta e saborosa e pode ser preparado de diversas formas — mas nada se compara à mojica.
Essa é uma das comidas típicas do Mato Grosso mais deliciosas que existem. É uma espécie de caldo com esse enorme pescado, somado ao sabor da mandioca e outros temperos marcantes. É, sem dúvidas, o orgulho da cozinha mato-grossense e o prato é um dos mais elaborados da culinária local.
4. Furrundu
Depois dos primeiros pratos que citamos, chegou a hora de adocicar um pouco. O furrundu é um doce típico que leva mamão ralado, gengibre, cravo, rapadura e canela. Já deu pra ter uma ideia da explosão de sabor?
Essa sobremesa é oferecida em quase todos os estabelecimentos, como restaurantes, bares e até em postos de gasolina. Pode experimentar sem medo: é impossível não se apaixonar por essa delicia.
5. Farofa de banana-da-terra madura
A farofa está presente na mesa do brasileiro de norte a sul, cada região com seus segredos e receitas. O Mato Grosso, no entanto, soube aproveitar da melhor forma. A farinha de mandioca ganha um toque especial com a banana-da-terra e há quem ainda incremente com carne seca frita. Deu até fome agora, não é mesmo? Esse acompanhamento é servido, geralmente, com carnes e outros prato.
NORUEGA:
Waffles / Vafler
O que você mais vai encontrar nas lanchonetes, cafés etc., e são bem baratinhos, ao menos para quem ganha em Krone. Na maioria dos lugares, ele está lá, em várias quantidades, com todos os tipos de recheios, doces e salgados. Os waffles são tipo o acarajé dos baianos. Isso mesmo. Come-se acompanhado por café, já que aqui eles tomam puro e sem açúcar e, para manter o equilíbrio, escolhem algo doce. Como vende a massa nos supermercados, muitos noruegueses compram a máquina e já deixam em casa, para fazer a qualquer hora que eles quiserem, ou para quando receberem visitas.
Uma das coisas que percebi é que você não encontra muita diversidade de lanches salgados, como no Brasil, onde temos coxinhas, pastéis e afins. Eles gostam mesmo de doces, esses vocês encontram de todos os jeitos e sabores. Se quiser comer algo salgado na rua, vá ao primeiro Mc Donalds ou coma um pão, que aqui tem demais.
Os recheios mais usados são: creme azedo e geleia ou queijo marrom, que lembra doce de leite, mas azedo. É meio estranho, porém gostosinho. E, só para avisar, come-se frio!
Pølse
O nosso famoso cachorro quente ganha de 10 a 0 no deles. E olha que eles amam, viu? Você encontra por toda parte, da mesma forma que o waffle. É um cachorro quente sem pão, sem molho, sem batata palha. Somente a salsicha enrolada em uma espécie de panqueca feita de batata (olha ela mais uma vez), com ketchup e mostarda. A panqueca chama-se lompe, também pode ser encontrada como potetkake. E também é consumida fria. Aliás, para quem é acostumado a comer comida sempre quente, está aí um problema. Por ser um lugar ”gelado”, dificilmente as comidas ficarão quentes, então a praticidade é comer do jeito que está. Por isso, quando forem nas lanchonetes não estranhem se servirem um cachorro quente frio.
Kransekake
É tipo uma pilha de biscoitos em forma de anéis e são servidos nas festas oficiais, como o 17 de maio (dia da Noruega), casamentos, batizados, funerais etc. O biscoito é feito de amêndoa e clara de ovo. Vende pronto ou se faz em casa. Você não sente muito o gosto da amêndoa, mas o bolo é maneiro. Dá pra comer, porém os já prontos não são tão bons. A qualidade cai. Sendo assim, procure a receita e mão na massa. Ou então espere ser convidado para comer na casa de algum norueguês!
Explicação: