• Matéria: Ed. Moral
  • Autor: renecastrods
  • Perguntado 9 anos atrás

Uma sociedade moderna é, tipicamente, uma sociedade pluralista. O que não necessariamente significa que tenhamos conseguido aumentar nossa capacidade de respeitar 'o diferente', 'o outro', 'o não-eu', pois tolerância não é sinônimo de respeito. Nossas regras de convivência social são estabelecidas pelo 'princípio da pluralidade'. As sociedades plurais são marcadas pelo confronto permanente entre diferentes cosmovisões e pela presença de diferentes interpretações morais. Inegavelmente, a possibilidade de argumentar e interpretar a realidade sob diferentes prismas é uma das faces positivas das sociedades plurais.
A pluralidade cultural conduz o sentido de identidade nacional e de brasilidade, sendo, assim, responsável por uma nova forma de pensar o significado do termo patrimônio cultural. Para tanto, a “desmaterialização” do termo patrimônio possibilitou a ampliação do seu efeito de nacionalidade em expressões que se desdobram em língua, comemorações, lugares, mitos, músicas e etc. Seguindo este raciocínio, apresente considerações acerca da afirmação “uma sociedade moderna é, tipicamente, uma sociedade pluralista”.


snowball88: AJUUDEMMM, queremos alguma resposta, por favor :D

Respostas

respondido por: camilanaul
20
Nas sociedades de hoje em dia convive uma variedade muito grande de grupos sociais. Hoje em dia não se admite mais a possibilidade de um modelo de sociedade onde todo mundo é igual, pensa igual, quer as mesmas coisas. 

nicolaufurtado: + uma vez obrigado
antoniomarcosbs: Estamos em constante mudança de planos e atitudes, sempre buscando algo a mais na forma de pensar de agir de realizar formas de viver e de conviver com seu próximo. E na sociedade em geral temos diferentes formas de cultura gerando assim essa pluralidade dinâmica e identificando como uma sociedade moderna.
Perguntas similares