Leia as seguintes afirmações sobre o desenvolvimento da harmonia e da teoria tonal no Barroco:
I- O Tratado da Harmonia de Rameau, publicado em 1722, completou a formulação teórica de um sistema que existia, na prática, havia então pelo menos meio século. Tal como o sistema modal medieval, o sistema maior-menor desenvolveu-se a partir da prática musical durante um longo período de tempo.
II- O recurso habitual e continuado ao movimento do baixo por intervalos de quarta e quinta, às sucessões de acordes secundários culminando numa progressão cadencial, às modulações às tonalidades mais diretamente aparentadas, acabou por dar origem a uma teoria coerente.
III- O baixo cifrado não teve nenhuma importância na evolução teórica em direção à formulação de uma teoria tonal harmônica.
IV- Os compositores passaram a considerar a dissonância não como um intervalo entre duas vozes, mas como notas individualizadas, que não se encaixavam num determinado acorde. Nestas circunstâncias, começaram a ser muito mais facilmente toleradas estruturas dissonantes que não as simples notas de passagem por grau conjunto.
Escolha a alternativa que contenha somente afirmações corretas:
Escolha uma:
a. I, III e IV
b. I, II e IV
c. I, II e III
d. II, III e IV
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serr
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