Respostas
Resposta:
1) Alagoas-Maceió
Bahia-Salvador
Ceará-Fortaleza
Maranhão-São Luís do Maranhão
Paraíba-João Pessoa
Pernambuco-Recife
Piauí-Teresina
Rio Grande do Norte-Natal
Sergipe-Aracaju
2)Seco e quente
3)O Rio São Francisco possui grande importância social, econômica e cultural para o Brasil, abastecendo boa parte do Nordeste e gerando energia por meio de hidrelétricas. O Rio São Francisco é um dos mais importantes cursos d'água do Brasil e considerado o rio de integração nacional.
4)Zona da Mata: A Zona da Mata é uma grande extensão litorânea banhada pelo Oceano Atlântico.
Ela abrange seis Estados do Brasil: Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.
Agreste:Presença do clima semiárido (seco e quente).
O solo do tipo pedregoso está presente em grande parte do agreste.
Sertão:É a maior das mesorregiões do nordeste
Seu clima predominante é o semiárido, caracterizado pelos longos períodos de seca.
Meio-Norte:A vegetação predominante é a Mata dos Cocais
O Meio-Norte é uma das quatro sub-regiões do Nordeste.
5)O nome “Zona da Mata” deve-se à Mata Atlântica que originalmente cobria a região, mas atualmente está quase extinta. Sua área concentra seis das nove capitais da região (Natal, João Pessoa, Recife, Maceió, Aracaju e Salvador). É a zona mais urbanizada, industrializada e economicamente desenvolvida da Região Nordeste.
6)O agreste é uma sub-região nordestina, localizada entre a zona da mata e o sertão. Ou seja, é uma região que está entre o sertão e o litoral do Nordeste. Por isso, é chamada de zona de transição. Não é tão quente e seco como o sertão e nem tão úmido como a zona da mata
7)A principal atividade econômica do Agreste é o artesanato, cujos produtos costumam ser negociados em grandes feiras e centros comerciais
8)A principal atividade econômica é a pecuária extensiva e de corte. Outras atividades desenvolvidas no Sertão são: cultivo irrigado de frutas, flores, cana de açúcar, milho, feijão, algodão de fibra longa (no Vale do Cariri, Ceará), extração de sal (litoral cearense e potiguar) e o turismo nas cidades litorâneas.
9)
10)Podemos afirmar que de fato, a seca presente na região Nordeste compreende um forte motivo de movimentações e mudanças de rumo de nordestinos para demais partes do país. Mas também é importante frisar que questões econômicas também estão fortemente envolvidas.