PERGUNTA 1
(ENADE 2007)
1 - Coleta de plantas nativas, animais silvestres, micro-organismos e fungos da floresta Amazônica.
2 - Saída da mercadoria do país, por portos e aeroportos, camuflada na bagagem de pessoas que se disfarçam de turistas, pesquisadores ou religiosos.
3 - Venda dos produtos para laboratórios ou colecionadores que patenteiam as substâncias provenientes das plantas e dos animais.
4 - Ausência de patente sobre esses recursos, o que deixa as comunidades indígenas e as populações tradicionais sem os benefícios dos royalties.
5 - Prejuízo para o Brasil!
Com base na análise das informações acima, uma campanha publicitária contra a prática do conjunto de ações apresentadas no esquema poderia utilizar a seguinte chamada:
a. Indústria farmacêutica internacional, fora!
b. Mais respeito às comunidades indígenas!
c. Pagamento de royalties é suficiente!
d. Diga não à biopirataria, já!
e. Biodiversidade, um mau negócio?
0,5 pontos
PERGUNTA 2
A Comissão Nacional da Biodiversidade (Conabio) é composta por representantes de órgãos governamentais e organizações da sociedade civil e tem um relevante papel na discussão e implementação das políticas sobre a biodiversidade. Compete à comissão promover a implementação dos compromissos assumidos pelo Brasil junto à Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), bem como identificar e propor áreas e ações prioritárias para pesquisa, conservação e uso sustentável dos componentes da biodiversidade. Resolução CONABIO n. 5, de 21 de outubro de 2009, dispõe sobre a Estratégia Nacional sobre Espécies Exóticas Invasoras.
Entre estas estratégias, estão:
I.Que os navios mercantes que visitem os portos brasileiros com a intenção de descartar a água de lastro na zona costeira sejam obrigados a fazer a troca dessa água em alto mar, além das 200 milhas de distância do porto.
II.Os estados deveriam implementar ações de controle de fronteiras e medidas de quarentena para espécies exóticas que são ou que podem se tornar invasoras.
III.Avaliar a possibilidade de que a introdução resulte no estabelecimento ou propagação da espécie exótica e estabelecer protocolos de manejo, prevenção e controle.
Assinale a alternativa correta:
a.
Apenas as alternativas I e II estão corretas.
b.
Apenas as alternativas II e III estão corretas.
c.
Apenas as alternativas I e III estão corretas.
d.
Apenas a alternativa III está correta.
e.
As alternativas I, II e III estão corretas
Respostas
respondido por:
1
1) LETRA (D)
- A biopirataria é uma das maiores causas da introdução de espécies, O Brasil, que mantém uma das maiores biodiversidades do mundo, sofre com ações de caçadores, comerciantes e colecionadores que mantém o comércio ilegal.
---------------------
2) LETRA (B)
- O Brasil não possui um programa próprio de monitoramento e controle das espécies invasoras marinhas. Seguimos a legislação internacional.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás