1. (Mackenzie) – Sobre o parlamentarismo praticado durante quase todo o Segundo Reinado e a atuação dos partidos Liberal e Conservador, podemos afirmar que: *
ambos colaboraram para suprimir qualquer fraude nas eleições e faziam forte oposição ao centralismo imperial.
as divergências entre ambos impediram períodos de conciliação, gerando acentuada instabilidade no governo
Liberal e Conservador, sem diferenças ideológicas significativas, alternavam-se no poder, sustentando o parlamentarismo de fachada, manipulado pelo imperador.
Embora de origens comuns os dois partidos possuíam plataformas bem distintas de governo pois enquanto um defendia o Poder Moderador, outro defendia o republicanismo.
2. (Mackenzie) O Golpe da Maioridade, que colocou Pedro II no trono em 1840, representou: *
a vitória dos liberais, que retornaram ao governo, convidados para formar o primeiro ministério do Segundo Reinado.
a ascensão dos conservadores afastados do poder desde o Avanço Liberal.
o enfraquecimento do regime monárquico e o crescimento do republicanismo.
o declínio da aristocracia rural, já que o novo governo não apoiava a manutenção de seus privilégios.
Respostas
Resposta:
1- C- Liberal e Conservador, sem diferenças ideológicas significativas, alternavam-se no poder, sustentando o parlamentarismo de fachada, manipulado pelo imperador.
2- A- a vitória dos liberais, que retornaram ao governo, convidados para formar o primeiro ministério do Segundo Reinado.
Explicação:
1- pois as diferenças entre ambos os partidos era muito pequenas, o que garantia até mesmo a troca constante de políticos entre esses dois partidos sem nenhuma alteração à política imperial.
2- pois o Golpe da Maioridade foi incentivado pelo Partido Liberal, que havia sido retirado do poder pela regência conservadora de Araújo Lima. A estratégia era que, ao apoiar a coroação do Imperador, o partido passasse a contar com o apoio do recém-coroado Poder Moderador.
1 – Sobre o parlamentarismo praticado no Segundo Reinado, temos que a afirmativa correta é a letra C: Liberal e Conservador, sem diferenças ideológicas significativas, alternavam-se no poder, sustentando o parlamentarismo de fachada, manipulado pelo imperador.
Os grupos políticos que disputavam o cenário nacional no ano de 1831 eram: os liberais moderados, os liberais exaltados e os conservadores.
Onde o grupo dos liberais moderados eram os representantes dos setores mais conservadores, que envolviam os defensores irrestritos do poder monárquico e a manutenção da estrutura política em caráter mais centralizado.
No ano de 1831, o Brasil havia a pouco tempo conquistado sua independência. De forma que as disputas políticas ocorriam frequentemente entre as elites regionais que iam contra ao poder central, localizado no Rio de Janeiro.
2 – Sobre o golpe de Maioridade, que colocou Pedro II no trono, temos que a afirmativa correta é a letra A: A vitória dos liberais, que retornaram ao governo, convidados para formar o primeiro ministério do Segundo Reinado.
O governo de Dom Pedro II, também chamado de Segundo reinado, durou 49 anos. Iniciou-se em 23 de julho de 1840 e terminou em 15 de novembro de 1889, com a Proclamação da República. Teve como marco transformações políticas, sociais e econômicas no Brasil.
No segundo reinado existiam dois partidos políticos: o liberal e o conservador. Os representantes de ambos os partidos pertenciam a uma mesma classe social. A diferença entre eles dizia respeito ao método de lidar com a realidade social, conservadores defendiam um forte poder central e os liberais a autonomia das províncias.
Saiba mais sobre os conservadores e os liberais em: brainly.com.br/tarefa/10428195
Saiba mais sobre o período regencial em: brainly.com.br/tarefa/5250805
Bons estudos!