Respostas
Resposta:
Para entender o sucesso do bloco: “Tigres Asiáticos“, faz-se necessário mencionar um pouco da história do Japão, pois foi espelhando-se no seu desenvolvimento, que seus vizinhos menores, conseguiram espantoso crescimento num curto espaço de tempo
O Japão emergiu da 2a. Guerra Mundial totalmente arrasado.
A estratégia de reconstrução ocorreu através de dois elementos básicos: a formação de poupança interna e a conquista dos mercados externos.
Esta reconstrução realizou-se quase às margens dos capitais norte-americanos (ao contrário da Europa).
A capitalização dos conglomerados industriais apoiou-se no baixo custo da força de trabalho e fragilidade do movimento sindical.
Contaram também, com um imenso volume de poupança popular, garantido pela debilidade do sistema de previdência social e carência habitacional, canalizado para os investimentos empresariais por um poderoso sistema financeiro.
O consumo comprimido transformou-se em capital e este, em tecnologia.
A competitividade da economia japonesa se fortaleceu com investimentos vultosos em educação.
A conquista dos mercados externos apoiou-se numa política agressivamente exportadora, com a subvalorização do iene: os produtos japoneses seriam baratos fora do Japão e os produtos estrangeiros seriam caros dentro do Japão. A força do dólar fez o resto.
De exportador a investidor, foi um pulo: logo as fábricas japonesas começaram a ingressar no país.
Em pouco tempo, as siderúrgicas e a construção naval (ramos que lideraram a reconstrução) davam lugar aos automóveis e aparelhos eletrônicos.
Começava a surgir o megabloco transnacional da Bacia do Pacífico.
A polaridade exercida por este bloco atraiu a Austrália, tradicional parceiro comercial da Europa ocidental. Nas últimas décadas, o Japão vem progressivamente substituindo a Inglaterra como principal parceiro comercial da Austrália.
Com as reformas ocorridas na China Popular, houve a abertura de um novo espaço de desenvolvimento industrial na Bacia do Pacífico. Japão e Formosa lideram as Zonas Econômicas Especiais (ZPEs), criadas com o propósito de atrair investimentos estrangeiros e diversificar as bases tecnológicas do país.
No caso dos tigres, manifestou-se com muita intensidade nos anos 80, reestruturando as disputas pelo poder, dentro da chamada “ordem internacional”
A Coréia do Sul foi o país do mundo cuja economia mais cresceu em 1987 (12 %). Possui a maior indústria naval do mundo.
Hong Kong é o primeiro exportador de tecidos para vestuário, relógios, rádios.
Taiwan tem a maior indústria de bicicletas e a 2a. reserva mundial em moeda estrangeira (US$ 80 bilhões de dólares), logo após o Japão.
Cingapura possui o terceiro complexo de refinarias do mundo.
Explicação:
os tigres asiáticos são modelos-base do capitalismo!!
espero ter ajudado