Como estudamos, no conteúdo "A Primeira República" era uma prática os políticos comprarem os votos dos
eleitores. Em 2020, o Brasil vai passar por um processo eleitoral municipal, onde a população vai eleger
prefeitos e vereadores. Pensando nessa prática, de compra de voto, construa um texto de pelo menos 15 linhas
sobre o tema. Será que ainda existe essa prática atualmente? Exponha seus argumentos de forma coerente e
plausível com base na norma culta da Língua Portuguesa.
POR FAVOR SO REPONDE SE SOUBER.
Respostas
Resposta:
Infelizmente, a compra de votos é uma prática bastante comum na sociedade em que vivemos. Na tirinha acima vemos o uso do termo "troca de votos", que para alguns parece ser mais certo do que a compra de votos, mas será que isso realmente está certo?
Quando a república foi proclamada lá em 1889, a intenção era de que o povo pudesse escolher a pessoa que os representaria pelos próximos anos de acordo com o que aquele candidato fosse fazer pela sua cidade ou país, e não só por você. Quando paramos para analisar o real significado da troca de votos, acabamos percebendo que é uma atitude bastante egoísta. Se um vereador fala pra alguém: "Vote em mim que se eu for eleito eu irei dar um emprego para sua filha" além de persuadir aquela pessoa a votar nele ainda está fazendo com que aquela pessoa peça votos as pessoas próximas dela, porque a sua "troca" só fará efeito se o seu candidato ganhar as eleições, e somente o seu voto não vai mudar muita coisa.
Esse foi só um exemplo entre tantos outros que podemos ver ao nosso redor se prestarmos atenção, então é sempre bom estar alertando as pessoas para votarem pensando num todo, e não só nelas mesmas ou em pessoas próximas a ela.
Ou seja, a verdade é que essa prática essa prática lamentável ainda existe, o que torna ainda mais possível a possibilidade de candidatos corruptos serem elegidos para cuidar do nosso povo.
Espero ter ajudado! :)