Respostas
Incandescente
Até 2014, este tipo de lâmpada era o mais comum e também o de menor preço. Atualmente, sua utilização está bem reduzida, por causa do seu alto consumo de energia comparado às outras opções. A versão de 60 W, que era a mais procurada, não é mais fabricada.
LED
A lâmpada de LED consegue ser ainda mais econômica no consumo de energia. Com apenas 10 W você deixa um ambiente iluminado com a mesma intensidade que a incandescente de 60 W ou a fluorescente compacta de 15 W. Quando esta opção começou a ser usada, o seu preço era bem superior ao das outras lâmpadas. No entanto, como o seu uso foi ampliado, é possível encontrá-la com um preço mais acessível.
Fluorescente
Esta lâmpada é mais econômica do que a anterior porque a versão da fluorescente com 15 W ilumina da mesma forma que a incandescente de 60 W. Isso significa uma economia de até 80% na conta de luz. O preço é maior, como você verá abaixo, mas se somados o preço da lâmpada com o gasto de energia de um ano, a fluorescente sai quase três vezes mais barata.
Escolher a fluorescente faz você economizar no valor final da conta de luz porque ela gasta 80% menos energia do que a incandescente. A LED diminui ainda mais a conta de luz, mas como o preço do produto é muito maior, você não economiza tanto em um ano ou dois.
A conclusão: prefira a fluorescente compacta.
Quando a LED valeria a pena: se você encontrar lâmpadas de LED com durabilidade de cinco anos e que tenham garantia por esse período. Como a fluorescente dura menos tempo, você demoraria mais para trocar a lâmpada de LED e, dessa forma, economizaria dinheiro em um prazo maior.