Leia o fragmento a seguir, extraído do texto “Ética e meio ambiente”.
A ética resumidamente pode ser caracterizada pelo conjunto de valores e princípios que norteiam a conduta humana e propiciam o equilíbrio e bom funcionamento da sociedade, contudo, é notadamente desconhecida por muitos.
A partir das reflexões do texto supracitado, analise as asserções que seguem e a relação entre elas.
I. A adversidade nas relações sociais, nos diferentes âmbitos, por muitas vezes, traz à tona características terríveis das pessoas que produzem comportamentos imorais e antiéticos.
PORQUE
II. Os indivíduos, no seu dia a dia, se deparam com diversos problemas, o que torna compreensível e justificável a possível falta de ética e a conduta em desacordo com os valores sociais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Respostas
Resposta: Alternativa 1
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Explicação: De acordo com trecho do texto citado:
"Também cabe destacar que a expressão humana nas mídias sociais é algo alarmante. A questão não é a política, nem o sistema, nem a ideologia, nem se é direita, esquerda, centro, mas sim a péssima qualidade humana que toma vulto entre nós. A sociedade precisa de injeção de ética. O excesso de confiança, não temer a lei e até mesmo negligenciar a consciência tornam o indivíduo insensível às relações sociais, passível de aviltar a honestidade em prol de objetivos egoístas.
Resposta:
Alternativa 3: A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Explicação: De acordo com a página 15 do material "Os fins não justificam os meios" como pode ser visto no trecho abaixo:
"A adversidade nas relações sociais, nos diferentes âmbitos, por muitas vezes, traz à tona características terríveis das pessoas que produzem comportamentos imorais e antiéticos, geralmente com a desculpa de que era necessário para resolver um problema. Não obstante, é importante reiterar que os fins não justificam os meios."