produzir um texto argumentativo cujo o título seja os malefícios das consequências da pandemia na vida em sociedade. ME AJUDEM AI PESSOAL, PRECISO ATÉ SEGUNDA DE MANHÃ
Respostas
desvantagens da quarentena
nossa mente entende confinamento como uma forma de punição ou castigo.
“Tudo o que recebemos do mundo exterior pode trazer calma ou alimentar o nosso desespero.
Por isso cabe a nós acalmar nosso interior, já tão desassossegado pela angústia, insegurança e solidão. Cuidado para não criar um processo mental compulsório pela informação. Busque ler mais, ouvir uma música, meditar e se exercitar, mesmo no isolamento. Inclusive, praticar uma atividade física em casa, neste período, irá fortalecer seu sistema imunológico e aumentar o bem estar. Neste momento, o melhor a fazer é buscar se reinventar. Portanto, humanize-se e seja para o próximo aquele que faz a diferença”.
É claro que a quarentena traz consigo efeitos negativos para a atividade econômica, mas esse cenário é muito pior para a população mais pobre.
O posicionamento com relação aos benefícios versus malefícios da atual quarentenara causada pelo COVID-19 tem dividido opiniões nos últimos dias. Mas como uma análise econômica pode contribuir para esse debate?
A maior parte daqueles que defendem o fim do isolamento, fazem isso com a intenção de proteger a nossa economia. Enquanto isso, outros apontam como prioridade diminuir o número de mortes com a COVID-19.
O problema com essa dualidade de opiniões é que talvez as duas não se excluam, ou seja, o problema econômico em si não é fruto apenas da quarentena adotada no Brasil.
Custos da quarentena para a economia
É claro que a quarentena traz consigo efeitos negativos para a atividade econômica, mas esse cenário é muito pior para a população mais pobre.
A quarentena em si é antes de tudo um problema de renda, principalmente para os mais vulneráveis. O primeiro impacto do isolamento é a interrupção na renda de parte da população.
Em especial para os trabalhadores informais, grupo que mais cresce entre os trabalhadores brasileiros segundo IBGE, ficar em quarentena também significa ficar sem renda.
É justamente para essa população que as medidas de auxílio financeiro devem ser mais urgentes e diretas. Medidas como o projeto em votação nesta semana.
O centro da questão é que por meio de políticas públicas podemos minimizar um problema de renda, enquanto seria muito mais custoso incentivar a demanda em meio a uma grave crise global.