Respostas
Olá,
Atualmente fala-se tanto sobre cidades inteligentes, sustentabilidade, inovação, economias: criativa, compartilhada, colaborativa, verde... Produtos orgânicos, negócios de impacto social, mobilidade urbana, política participativa.
Pude comprovar novamente que uma cultura extremamente organizada e evoluída praticava tudo isso com excelência há muitos séculos: a civilização Inca!
O Império Inca (1438 – 1533) foi um Estado criado pela civilização inca, resultado de uma sucessão de civilizações andinas e que se tornou o maior da América pré-colombiana. Essa cultura foi uma rede de conhecimentos artísticos, científicos e tecnológicos de seus antepassados.
A base do império Inca era o coletivismo, ou seja, o indivíduo era membro do grupo, apesar de existir uma hierarquia na sociedade. Devido ao seu governo centralizado, a organização social do império inca é frequentemente comparada àquela idealizada por governos socialistas.
Os Incas eram agricultores, guerreiros, sacerdotes e industriais. Administravam, praticavam políticas e obras públicas, faziam alianças. O comércio propiciou a unificação e integração entre as províncias, as terras eram divididas conforme o tamanho das famílias, a base da alimentação era batata, milho e carne de llama.