A Primeira Guerra Mundial, entre 1914 e 1918, abalou certas convicções do mundo europeu, como a relativa paz vivida desde o Congresso de Viena, em 1815, e a noção de "equilíbrio europeu" entre as potências do velho continente e a visão de superioridade europeia - de uma Europa que se via como o centro de um mundo civilizado. Sobre as condições que levaram à Primeira Guerra Mundial, assinale a alterativa correta.
A) As potências europeias, por causa do desenvolvimento industrial que possuíam, abdicaram de conquistar e explorar novos mercados pela Ásia e pela África.
B) A Alemanha, após a sua unificação política em 1870, manteve sua tradição de economia rural e de um país pouco militarizado. A unificação da Alemanha não representou, assim, uma ameaça ao "equilíbrio europeu".
C) O nacionalismo francês se confundia com um antigermanismo, já que o país era agitado por um sentimento de revanche com relação a Alemanha, pela perda dos territórios da Alsácia-Lorena.
D) O Império Austro-Húngaro era composto por uma etnia, a eslava, e por esta razão conseguia estabelecer relações cordiais e amistosas em termos de diplomacia com os sérvios.
E) Dada a extensão territorial e o alto grau de industrialização do país, o império russo estabeleceu uma forte aliança militar e econômica com os alemães pelo controle dos Balcãs.
Respostas
respondido por:
2
Resposta: C
Explicação: revanchismo francês, França foi obrigada a ceder a Alsacia Lorena à recém unificada Alemanha. Daí ficou com ranço e decidiu que iria se vingar.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás