A redefinição de fronteiras geopolíticas, os inacreditáveis avanços científicos, as crises econômicas, a crescente violência urbana, o acesso imediato à informação são algumas características da vida do final do século XX e início do século XXI no Brasil. A literatura, por sua vez, reflete esse quadro e multiplica tendências. Aponte a alternativa errada em relação às tendências contemporâneas da literatura.
a) Muitos escritores brasileiros contemporâneos optaram pelo conto, talvez motivados pela agitação e rapidez características da realidade em que vivem. Parece haver nesses textos o desejo de levar ainda mais adiante a liberdade criadora conquistada pelos modernistas.
b) Os temas desenvolvidos pela ficção brasileira contemporânea em prosa incorporam elementos do cotidiano urbano, como a violência.
c) Lygia Fagundes Telles, Lya Luft e Nélida Piñon são algumas vozes femininas contemporâneas desenvolveram uma temática não intimista, sem contaminação das observações do espaço urbano.
d) Transitando entre o conto e a notícia, a crônica é um gênero narrativo muito popular na literatura contemporânea. Entre os cronistas contemporâneos brasileiros, merecem destaque, pela legião de leitores que conquistaram: Carlos Heitor Cony, Luis Fernando Veríssimo e Martha Medeiros.
e) Herdeiro de uma forte tradição no romance brasileiro, alguns escritores contemporâneos deram prosseguimento às narrativas regionais, como João Ubaldo Ribeiro, Márcio Souza, Mário Palmério, Bernardo Elis e João Cândido de Carvalho.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
C
Explicação:
Suas narrativas caracterizam-se por uma prosa intimista e são influenciadas pelos espaço urbano.
respondido por:
2
Resposta: letra c
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás